MUDEI TUDO, E AGORA?

Sabemos que, dentro do universo empreendedor, acabam acontecendo muitas mudanças ao longo da trajetória de uma marca. Existem inúmeros motivos que levam uma empresa a se reposicionar ou realinhar sua comunicação com seus públicos, seja porque um produto precisa ser atualizado para se adequar ao atual momento de mercado ou por uma empresa verificar que tem mais fit com um nicho do que com outro e redirecionar esforços, entre outras razões.  

Um dos exemplos mais conhecidos disso foi o da Havaianas, que no passado fabricava simples chinelos de duas cores, branco com azul e branco com preto. Com o tempo, a empresa foi perdendo espaço no mercado pois não apresentava nenhum diferencial dentre seus concorrentes. Consequência, teve que mudar! Além de melhorar a qualidade e o visual do produto, a empresa ainda adotou o slogan “Todo mundo usa”. A partir daí, a marca se tornou sinônimo de sucesso!

Independente das razões que levaram ao rebranding, uma coisa é certa: o trabalho de assessoria de imprensa também precisa ser redesenhado para atender a esse novo momento da startup ou da organização. O primeiro passo é definirmos quem é a persona desse novo formato, continuamos focando no mesmo público-alvo ou não?

A partir disso, preparamos uma divulgação para mostrar que aquela empresa agora passa a adotar esse novo direcionamento e os benefícios disso, seja para os seus clientes, parceiros ou fornecedores. Aqui vale um esforço unificado entre assessoria de imprensa e marketing para comunicarmos essa questão da melhor forma possível, sem ruídos ou margem para dúvidas.

O segundo passo é definir quais veículos possuem aderência com seu público-alvo para tentarmos divulgações e encontros de relacionamento. Agendar um café ou um almoço com um jornalista para apresentar o novo posicionamento é muito importante para gerarmos novas matérias após o rebranding. Inclusive, vale contatar jornalistas próximos ou que já tenham feito alguma divulgação com a marca para contar a novidade.

Construir uma base sólida para essa nova etapa é fundamental para o sucesso do negócio. Para isso, é necessário ter um discurso alinhado e uma assessoria de imprensa pode te ajudar, e muito, com essa questão. Usem e abusem de nós nessa estratégia!

*Por Bruna Sant’Anna Froner

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.