Ir para conteúdo

A INOVAÇÃO ESTÁ EM TUDO!

INOVAÇÃO ESTÁ EM TUDO

Uma coisa é certa, a inovação está em todos os lugares e tem sido utilizada como um diferencial dentro das organizações como forma de diferenciação entre os concorrentes. De acordo com uma pesquisa feita pela SAP, empresa alemã de softwares de gestão empresarial, 84% dos entrevistados acreditam que a transformação digital é imprescindível para a sobrevivência de seus negócios nos próximos anos.

Com essa visão, muitas organizações têm incluído em seu DNA alguma ação com foco em inovação e isso tem se dado de diversas formas. Entre elas, podemos destacar a inclusão de ferramentas tecnológicas em processos até então feitos manualmente, a criação de núcleos voltados para inovação e parcerias e aquisições de startups. Essa última tem sido uma tática recorrente para organizações tradicionais, o que tem resultado em crescimento para ambas as partes.

Em alguns setores, como o de tecnologia, essa aproximação das grandes empresas em relação às startups já é bem comum, como o caso das gigantes Microsoft e Google. A novidade tem sido a ampliação dessa conexão para outros setores, como financeiro, saúde, jurídico, entre outros. Isso com certeza é uma tendência para os próximos anos.

Recentemente, pudemos acompanhar a aquisição da Supermercado Now, plataforma de supermercados online, pela B2W, empresa de comércio eletrônico resultado da fusão entre Submarino, Shoptime, Americanas.com. Isso mostra como a junção entre empresas já consagradas no mercado e startups se tornará recorrente em diferentes mercados, visando principalmente a inovação e diferenciação em seus segmentos.

Aqui no Brasil, 2020 promete ser um ano onde vamos ver muitas movimentações neste sentido, uma vez que a previsão é que a nossa economia cresça 2,5% este ano, um cenário promissor em relação a 2019, onde tivemos diversas transformações, incluindo mudanças nas nossas lideranças políticas. Para a Confederação Nacional da Indústria, a atividade econômica também será impulsionada pelo aumento dos investimentos em 6,5%.

As previsões são animadoras, vale ficar de olho!

*Por Bruna Sant’Anna Froner

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: