Ir para conteúdo

COMUNIDADES DE STARTUPS: FORTALECIMENTO DE LAÇOS NO ECOSSISTEMA!

COMUNIDADE-DE-STARTUPS

Já falamos aqui, em outras oportunidades, do que são, como funcionam e a importância das Comunidade no ecossistema de inovação e startups no Brasil. Somente da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo), temos 4776 startups ativas, segundo a Associação Brasileira de Startups.

Quando dividimos por Estados, temos 65% das startups em São Paulo, 19% em Minas Gerais e Rio de Janeiro e 2% no Espírito Santo. Se nos aprofundarmos ainda mais nesses números e observamos as cidades de destaque, teremos: São Paulo (46%), Rio de Janeiro (12%), Belo Horizonte (10%), Campinas (2%), Uberlândia (2%) e Juiz de Fora (1%).

O Nordeste tem ganhado força com seus polos tecnológicos também. Atualmente são 577 startups ativas, sendo 27,2% na Bahia; 16,6% no Ceará; e 10,7% na Paraíba. Os modelos de negócios que se destacam são SaaS (40,1%) e Marketplace (22%).

A região Sul concentra 1704 empresas desse tipo, sendo que 8,7% delas são EdTechs, 8,1% Agritechs e 5,1% de Saúde e Bem-Estar. As cidades com mais destaques em iniciativas inovadoras são Porto Alegre (21%), Curitiba (16,6%) e Florianópolis (10,8%).

O Centro Oeste também tem chamado a atenção de olhares atentos às inovações que o ecossistema de startup proporciona. Ao todo são 562 startups e Brasília concentra 37,1% desse total de empresas. Em seguida, temos Goiânia e Cuiabá, com 27,1% e 11,3%, respectivamente. Por fim, temos a força que vem do Norte, com 332 startups ativas na região. Desse total, 36% estão em fase de Operação; 34% em Ideação e 26% Tração.

Enfim, listei todos esses números para demonstrar o quanto as comunidades de startups têm crescido no Brasil e o quanto elas são importantes para fortalecer os laços entre empreendedores de uma mesma região, criando vínculos estruturados e que façam sentido para contribuir para a evolução de todo que orbitam nesse mundo tão inovador.

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: