Ir para conteúdo

ASSESSORIA DE IMPRENSA: SE EU POSSO FAZER, POR QUE CONTRATAR?

contratar-assessoria-de-imprensa

Acredito que esse pensamento tem sido constante e na minha visão, é o reflexo de muitas atividades realizadas como se fossem serviços de assessoria de imprensa. Exemplo: disparo de press release.

Se pararmos para fazer uma busca, tem diversas empresas que se intitulam como assessoria de imprensa, mas que na verdade não entregam um trabalho completo, bem estruturado e de acordo com os objetivos do cliente. Tudo isso leva ao questionamento – por que contratar uma assessoria se eu mesmo posso fazer esse serviço?

É uma visão que corrompe nosso mercado e inviabiliza, muitas vezes, aqueles que lutam para evoluir o ecossistema e entregar projetos relevantes aos seus clientes. O primeiro ponto aqui é entender que o trabalho de PR engloba muito mais que elaboração de releases e divulgações, o foco principal está ligado ao relacionamento que fazemos com os jornalistas, influenciadores, agentes de inovação, entre outros. Aqui o ponto essencial é entender o propósito de cada cliente para entregar resultados que tenham relevância para seu negócio. Uma imensidão de atividades com um único objetivo – tornar sua marca admirada!

Outro ponto que acredito que corrobora para esse pensamento é o investimento em assessoria que não domina o seu mercado. Ou seja, quando você procura por uma agência que atende grandes marcas ou multinacionais, a atenção destinada para você será bem menor, isso porque essas empresas demandam muito mais e o assessor muitas vezes fica com o tempo curto para estudar, pesquisar e até mesmo para se aproximar do cliente e entender de fato seu negócio.

Vale fazermos uma reflexão! Será que você – empreendedor – consegue manter um fluxo de conversas diárias com vários jornalistas de diversas regiões do país. Acha que teria tempo para se dedicar a isso? A resposta é simples, além da falta de conhecimento do mercado, dos veículos e da rotina de uma assessoria, você não teria paciência e nem tempo disponível para dar vazão na alta demanda que tem.

Quando você opta por contratar uma agência especializada em startups, a dinâmica de trabalho é completamente diferente, não é engessada e cheia de processos. Aqui na PiaR, por exemplo, procuramos sempre acompanhar o ritmo que o ecossistema exige, e posso te dizer que é bem ágil. Além disso, nosso objetivo é sempre focado em branding, ou seja, melhorar cada vez mais sua reputação no mercado.

Por fim, lembre-se sempre: uma assessoria especializada em startups está imersa nesse universo e de olho em tudo que acontece, independente se sua startup está ligada ao agronegócio, e-commerce, moda ou alimentação. Vale pesquisar, entender como cada uma funciona e quais são suas entregas e investir naquele que melhor se identifique com seu negócio!

*Juliana Gusmão é jornalista formada desde 2012 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Publicitária pela Faculdade Cásper Líbero. Com oito anos de experiência em Assessoria de Imprensa, já atuou na comunicação de empresas de diversos segmentos e atualmente é Gerente de Núcleo na PiaR Comunicação

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: