Ir para conteúdo

COMO SE DESTACAR E SE DIFERENCIAR EM MERCADOS QUE CRESCEM DIARIAMENTE?

COMO-SE-DESTACAR
Começo esse texto fazendo uma provocação. Você sabe dizer, de forma objetiva, quais são seus diferenciais? Apesar de óbvia essa pergunta para quem empreende, sou obrigada a dizer que ainda tem muitos empreendedores que não conseguem pontuar assertivamente quais são seus pontos fortes diante a concorrência. E esse fato é bastante preocupante se analisarmos a velocidade que os mercados têm crescido anualmente.

Para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), de 2015 até o final de 2019, o número de startups no país mais que triplicou, saltando de 4.151 para 12.727 – um crescimento de mais de 207%. Se pararmos para falar sobre os segmentos que mais evoluem, podemos destacar o de educação com 748 startups; seguido do mercado de finanças com 492 startups; internet com 446; saúde e bem-estar com 406 e agronegócio com 316.

Diante desse cenário, fica a dúvida – como se destacar e se diferenciar em mercados que crescem diariamente? Ao longo de minha experiência no mercado de assessoria de imprensa, pude observar diversas situações e posso dizer com todas as letras que antes de tudo é imprescindível ter na ponta da língua todas as informações e características que englobam seu negócio. Até porque, se diferenciar no segmento é muito importante não só para a empresa sobreviver e ter relevância, mas também para chamar atenção de jornalistas e se tornar referência naquilo que faz.

Procure criar sua própria identidade e lutar por seu espaço dentro do ecossistema. Se faça ser notado e isso acontece por meio de diversas atitudes e escolhas, como por exemplo, participar de eventos do segmento, fazer netoworking, sair do óbvio e extrapolar barreiras comuns que a grande maioria do empreendedores se esbarram e por lá ficam (comodismo é uma delas), entre outros pontos.

Por fim, mergulhada nesse universo há alguns anos, pude entender que para ter sucesso no ecossistema de startups é preciso entender quais são seus diferenciais e qual problema real você irá resolver na vida das pessoas, dos gestores, das empresas ou de quem quer que seja. E se mesmo assim, você encontrar concorrentes pelo caminho, o que é natural, não pare de se aprofundar no seu negócio e de criar coisas novas para ter uma notoriedade no segmento.Deixe de lado as comparações, nunca pare de pensar fora da caixa e de inovar, empreendedores que se atualizam e buscam por coisas novas, tendem a ter mais sucesso. Boa sorte!

*Por Juliana Gusmão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: