Ir para conteúdo

FACILITANDO A BUROCRACIA

FACILITANDO-A-BUROCRACIA
A evolução da tecnologia nos surpreende a cada dia! Hoje em dia, dificilmente saímos de casa sem um smartphone em mãos, não é mesmo? Nossos hábitos estão recheados de inovações e aplicativos, seja para entender qual a rota mais adequada para aquele compromisso urgente ou até para verificarmos o clima para decidirmos se levamos uma blusa a tiracolo ou não. E no ambiente corporativo não podia ser diferente!

Com a transformação digital, a utilização de tecnologias avançadas para otimizar processos deixou de ser uma novidade para se tornar parte do dia a dia da maioria das empresas e uma tendência para os próximos anos. Prova disso é que foram investidos US$ 3,2 trilhões em atividades relacionadas a inovação nos últimos cinco anos, de acordo com o estudo global da Accenture.

É inegável que a utilização de soluções tecnológicas se tornou uma grande aliada nas rotinas diárias! Dentre os benefícios dentro de uma organização estão a agilidade nas entregas, aumento da produtividade, gestão de dados mais eficiente, sem contar com a economia de recursos. Embora o custo inicial da implementação de uma ferramenta possa ser alto, o retorno é garantido a médio e longo prazo.

De olho neste mercado, algumas startups se lançaram pensando exatamente nesta questão, simplificar processos de outras empresas, seja na área de gestão, marketing ou atendimento, se tornando grandes cases de mercado. Um exemplo disso são as HRtechs, startups especializadas em agilizar processos dentro da área de recursos humanos.

Segundo a consultoria CB Insights, as HRtechs captaram 7,3 bilhões de dólares em todo o mundo de 2012 a 2016. A maior parte desses recursos foi levantada por empresas nos Estados Unidos (62%), porém três brasileiras figuram entre as 65 startups com os maiores aportes no período. São elas, Emprego Ligado, GoIntegro e Xerpa.

As lawtechs, ou legaltechs, também vem se destacando exatamente com esse objetivo, trazendo para a rotina das empresas soluções tecnológicas para simplificar a vida de gestores e administradores. Com os softwares disponíveis atualmente é possível trazer mais eficiência para a gestão de documentos, de processos e dar mais velocidade às diligências jurídicas. Enfim, são diversas iniciativas que estão surgindo e que tem beneficiado as operações de diferentes negócios. Se você está com dificuldades em alguma área da sua organização, vale a pena uma olhada atenta às startups que estão no mercado para ver se alguma delas oferece ferramentas para solucionar essas questões.

Por Bruna Sant’Anna Froner

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: