Ir para conteúdo

UM RESGATE AO PASSADO

um-resgate-ao-passado
Algumas marcas, sem dúvida, marcaram nossa vida. Dúvido que os nascidos nas décadas de 80 e 90 não lembrem com nostalgia da propaganda da Caloi (Não esqueça a minha caloi!) ou não fiquem repetindo mentalmente “compre batom, compre batom!” ao irem a uma bomboniere e encontrar o saudoso chocolate, mesmo que em diferentes versões.

Claro que isso também é resultado de um ótimo trabalho de branding, porém, é inegável que hoje estamos cada vez mais ávidos por resgatar experiências e sensações do passado. Uma pesquisa da PwC divulgada em 2019 indicou que o consumidor está disposto a pagar até 1/3 a mais por uma boa experiência de compra.

Com tanta tecnologia disponibilizada hoje em dia pelas organizações, temos sentido falta do real, das experiências sensoriais que tanto marcaram nossa infância. Quanto mais as inovações têm chegado às nossas vidas, mais temos buscado retomar o contato humano. Não queremos mais ser atendidos por máquinas, não investimos mais no “mais do mesmo”.

E o que vemos hoje é que empresas que estão procurando inovar em seus produtos e serviços, resgatando experiências do passado Investir no “retrô” é uma tendência que veio para ficar! A Nestlé, por exemplo, relançou em 2012 o lendário Lollo, que tinha “gosto de infância” para muitos! A partir daí, vimos muitos produtos voltarem as prateleiras, para a alegria dos saudosos (como eu!).

Algumas marcas também entenderam que trazer de volta alguns elementos do passado poderia ser uma receita de sucesso e lançaram alguns serviços que estão fazendo sucesso por aí. As opções são diversas e estão nos mais diversos segmentos, desde gastronomia até brinquedos.

Hoje, encontramos no mercado startups que estão revelando fotografias, como é o caso da Phosfato, que transformam os registros em imãs de geladeira.  Outro exemplo são as casas de bolo que estão surgindo por aí e que tem vendido a percepção de que lá você poderá levar para sua casa uma iguaria com gostinho de “bolo de vó”.

Compartilhar experiências e despertar a lembrança das coisas que são realmente importantes na vida tem se transformado em uma receita de sucesso para muitos negócios que estão surgindo no mercado. Para os nostálgicos de plantão, a boa notícia é que essa tendência veio para ficar e vale acompanhar (e vivenciar) cada uma dessas iniciativas!

Por Bruna Sant’Anna Froner

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: