Ir para conteúdo

QUAL O PRAZO DE VALIDADE DE UMA PAUTA?

validade-de-uma-pauta
Começo esse texto com uma questão – você sabe avaliar o prazo de uma pauta fria ou factual? Como profissionais de comunicação, temos que estar sempre atentos a tudo que acontece, não só no mercado de atuação dos nossos clientes, mas também no Brasil e no mundo. Digo isso porque alguns assuntos se encaixam perfeitamente como uma sugestão de pauta mais factual em que conseguimos colocar algum porta-voz para dar seu ponto de vista sobre o tema.

Ao longo de minha atuação no mercado de assessoria de imprensa, percebo que muitos clientes não entendem muito bem o prazo de cada pauta e meu objetivo com esse material é exatamente deixar bem claro qual a importância de cada material. Uma pauta factual, é aquela que tem data para ser trabalhada e nós nos baseamos em algo que aconteceu recentemente. Geralmente, para que tudo ocorra bem, nós temos que redobrar nossa atenção para não perdermos o timing do assunto que está em alta.

Exemplo atualizadíssimo, todos os noticiários têm falado sobre o novo Coronavírus (o Covid -19). Se você atende profissionais de saúde ou startups que podem dar uma visão diferente ou contribuir, por que não pensar em uma pauta interessante para aproveitar esse gancho? Quando trabalhamos com assuntos factuais, não podemos errar na hora de monitorarmos as notícias e de prestar atenção nos assuntos que estão em evidência. Tudo isso corrobora bastante na hora de construir novos materiais para a imprensa.

Quando falamos sobre assuntos mais “frios”, isso significa que trabalharemos com pautas sem data específica para ser publicada. Ou seja, quando oferecemos uma sugestão para o jornalista, ele pode curtir bastante o assunto e somente daqui um tempo optar por desenvolver uma matéria. Esse processo pode levar dias, semanas ou até meses.

Por fim, se você não sabe bem ao certo com qual das duas deve trabalhar, minha sugestão é sempre mesclar um pouco de cada. Redobre sua atenção com tudo que acontece no Brasil e no mundo, e proponha ganchos mais atrativos para sair do mais do mesmo. Tenho certeza que você terá bastante sucesso seguindo esse direcionamento.

Por Juliana Gusmão

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: