não faça isso

ATITUDES QUE ATRAPALHAM O RELACIONAMENTO COM JORNALISTAS

Trabalhar com assessoria de imprensa vai muito além do que somente colocar o cliente na mídia, nosso principal objetivo é criar relacionamento. E quando falo sobre relacionamento, esse laço pode ser desenvolvido de inúmeras formas, seja por entrevistas com jornalistas, encontros de relacionamentos, participação em eventos, publicações, entre outras.

O principal ponto é entender que algumas situações e atitudes atrapalham – e muito – o relacionamento com os jornalistas. Ao longo de minha trajetória nesse mercado de comunicação, já presenciei diversas ocasiões em que o empreendedor agiu de maneira “desnecessária” com o profissional. Por isso, devemos sempre evitar algumas situações que causam constrangimento.

A primeira delas é entender que se você tem uma assessoria de imprensa, o ponto de contato com o jornalista tem que ser feito por sua equipe de PR e não por você mesmo – senão não faz sentido o investimento, não é mesmo? Segundo ponto, em hipótese alguma peça coisas ou sugira alguma publicação pelas redes sociais. Os jornalistas têm “reclamado” muito da falta de privacidade devidos aos inúmeros pedidos recebidos por esses canais.

Outra questão que merece enorme cuidado é em relação aos pedidos de alteração no texto publicado. É muito comum o empreendedor dar uma entrevista e passar alguma informação e depois se arrepender. Entenda, os jornalistas não gostam quando isso acontece porque eles não interpretam como erro, por isso se negam a fazer as alterações ou reclamam quando esse tipo de situação acontece.

Mais dois pontos importantes – nunca peça para ler a matéria antes dela ser publicada. Isso não é uma prática comum nas redações e fere completamente a liberdade de expressão dos repórteres. E o último, nunca divida a conta de encontros de relacionamento com os profissionais de comunicação. Afinal, se eles estão ali é porque foram convidados e é extremamente deselegante “obrigá-lo” a dividir a conta com vocês. Acredito que se você seguir certinho todas as orientações que sua equipe de PR te passa, todos esses pontos serão evitados e você terá um ótimo relacionamento com os profissionais de imprensa.

Por Juliana Gusmão

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.