A PANDEMIA MUDOU O COMPORTAMENTO DAS ASSESSORIAS DE IMPRENSA?

A pergunta colocada no título desse artigo chega a ser redundante, não é mesmo?

A pandemia do COVID 19 mudou, não só o comportamento das assessorias de imprensa, mas também de todo o comércio, indústria, serviços e, claro, da sociedade civil como um todo.

Acho também que quando tudo isso passar, tais comportamentos terão sido modificados para sempre. Ou seja, jamais voltaremos a atuar em nossos negócios e mesmo na vida, da mesma forma como fazíamos antigamente.

Para nós, de assessoria de imprensa, a confirmação de uma pandemia no Brasil, e quarentenas sendo aplicadas, foi um susto e um motivo de grande preocupação. Isso porque, para muitos empreendedores, ter uma agência de PR é um item de “perfumaria”, ou seja, em uma crise, somos os primeiros a sermos cortados do budget.

Mas tais empresários deveriam pensar ao contrário. Em um mundo que se tornou digital e onde tudo deverá ser resolvido à distância, ter uma equipe de comunicação eficiente e ágil poderá fazer a diferença para seu negócio. Por isso, temos batido muito na tecla de que PR é sim item relevante e mais que necessário em momentos de instabilidade e crises, como o que temos vivido.

Trazendo um olhar de bastidores, nosso dia a dia mudou muito. Primeiro porque a troca presencial, tão importante para nós assessores, não tem existido mais. Fazemos reuniões virtuais a todo o momento, mas ainda assim, não é a mesma coisa. Também temos acompanhado ainda mais de perto todos os noticiários e procurado criar ganchos entre o que tem rolado na mídia, com nossos clientes. Tarefa nem sempre fácil!

Enfim, a pandemia chegou, tem se espalhado (infelizmente) e mudou drasticamente o comportamento das assessorias de imprensa. Mais do que nunca, precisamos provar o nosso valor dentro dos negócios. Por isso, temos que ver esses árduos tempos como aprendizados para toda a vida e repensar nosso “modus operantis”.

*Por Renniê Paro

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.