CORONAVÍRUS: COMO FICA O ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares no momento!

São mais de 60 dias em isolamento social, empresas paradas (e, infelizmente, muitas quebrando), funcionamento apenas do comércio essencial e mais de 16 mil mortes em nosso país. Esses dados são tristes e alarmantes quanto à pandemia de coronavírus no Brasil.

Falando um pouco sobre o ecossistema de inovação, onde permeamos nossas ações, o que tenho visto, desde o primeiro momento, foram rápidas ações de mudanças de rotas e adaptações realizadas em tempos recordes para atender a demanda do novo momento. Isso é algo comum no mundo das startups, ou seja, essa possibilidade de pivotar, de corrigir rotas de maneira rápida e eficaz tem ajudado muito esses players a continuar no mercado.

Outro ponto que vejo como positivo no mundo das startups é que são empresas, em sua maioria, lideradas por jovens. Ou seja, elas já nasceram digitais, elas já respiram atmosferas do mundo do consumo online e inteligente. Nesse período, onde o cliente se viu forçado a fazer compras por meio de e-commerces, essas startups saíram na frente e tem ganhado cada vez mais mercado.

Além disso, noto que as empresas que atuam com meios de pagamento online, como as carteiras digitais, ganham a cada dia novos clientes, e esse movimento deve perdurar no pós crise. Foram poucos os nossos parceiros que tiveram que paralisar suas operações. Com felicidade notamos que muitos deles, na verdade, ganharam fôlego novo e inspirações para novos negócios e abordagens.

Por isso, caro leitor, posso parecer maluca, mas tirando de lado as tristes vidas ceifadas e famílias que vivem o luto, a crise pode ter vindo em um bom momento para o ecossistema de inovação, pois acredito que veremos:

  • um e-commerce fortalecido e eficiente
  • meios antifraudes ganhando mercado
  • experiência de compras online cada vez melhores
  • surgimento de novos negócios e abordagens de consumo
  • novo estabelecimento de interações entre marcas e consumidores

E você, o que espera para seu negócio no pós crise?

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.