Ir para conteúdo

EMPRESAS TRADICIONAIS, ESTÁ NA HORA DE INOVAR!

Inovar é preciso! Com a ascensão da tecnologia, empresas mais tradicionais estão sendo obrigadas a buscar meios de incluírem a inovação no dia a dia para continuarem competitivas no mercado. Seja com a compra de máquinas de última geração, por meio de parcerias com startups ou incentivando projetos internos, se reinventar pode ser a garantia de sobrevivência para a maioria das organizações.  

Sabemos que isso nem sempre é uma tarefa fácil, porém, a transformação digital está aí para ajudar nessa transição e está sendo impulsionada ainda mais pela pandemia de Covid-19, que instaurou uma nova dinâmica em nossas vidas. A rapidez com que tivemos que adaptar nossas vidas ao “novo normal”, fez com que inúmeras empresas encontrassem uma oportunidade se modificar em meio à crise.

Uma das alternativas neste sentido é a automação. Segundo o Índice de Automação do Mercado Brasileiro, criado pela Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil com apoio da empresa de pesquisas GfK, o nível de automação nas empresas aumentou 4% de 2018 para 2019. Isso, sem dúvidas, tende a acelerar em 2020.

Entre os benefícios, está o aumento da produtividade, já que muitas máquinas permitem a realização de ciclos de produção de forma rápida e eficiente; otimização da qualidade, uma vez que esse tipo de tecnologia garante produtos sem variações; além de possibilitar o monitoramento remoto de problemas.

Porém, você deve estar pensando: ok, mas eu vou precisar substituir minha mão de obra por máquinas? E minha resposta é: não! Você sabia que hoje existem os cobots, robôs colaborativos que trabalham perfeitamente ao lado de seres humanos?

Pois é, esses ajudantes robóticos, além de tornar o trabalho mais preciso e dinâmico, ainda protegem o trabalhador de lesões causadas por movimentos repetitivos. Outro benefício está na utilização desses robôs no distanciamento entre membros da equipe, ainda mais importante com a epidemia de coronavírus, permitindo que todos trabalhem mais seguros. Entre as empresas que disponibilizam essa maravilha aqui no Brasil está a Universal Robots. O sucesso dos braços robóticos produzidos por eles é tanto que a empresa possui escritórios espalhados por diversas partes do mundo. E você, está esperando o que para modernizar sua empresa? A economia toda agradece!

*Por Bruna Sant’Anna Froner

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: