Ir para conteúdo

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE POR RESULTADOS EM PR

Ansiedade! Ah…essa é a palavrinha do século! E, devo ser bem sincera, uma das que mais me irrita nos últimos anos. Me irrita porque ela virou desculpa para basicamente tudo que acho absurdo: cobranças desnecessárias; tudo virou uma grande urgência; grosserias gratuitas; medo sem sentido; paralisação; etc

Sei que a turma do politicamente correto pode vir aqui falar que Ansiedade é uma doença e por isso devemos respeitar as pessoas que sofrem dela. Eu concordo, e como tal deve ser tratada como outras doenças: médicos e remédios. O que eu não concordo é que as pessoas que não sofrem desse distúrbio se tornem ‘reféns’ de quem sofre, porque “é uma doença e eles devem ser respeitados”.

Quando falamos de Assessoria de Imprensa e seus resultados, a ansiedade chega a níveis inimagináveis. Já cansei de ver clientes e gestores cobrando resultados e entregas “na hora que eu quero”, “porque estou pagando”, “quero do meu jeito e quero agora”…enfim, exemplos não faltam.

Com a pandemia a cobrança por quem investe em PR aumentou e, claro, isso faz sentido. Em um momento em que todos estão em contenção de despesas e focando em performance, é normal que empreendedores apertem o sinto e foquem em entregas relevantes.

Para nós, da equipe, a cobrança é a mesma ou até mesmo maior, pois sabemos que esse é o momento que temos que (mais do que nunca) provar o nosso valor. Mas isso não pode justificar o que listei no início do texto: cobranças excessivas; grosserias e pedidos absurdos.

Por isso deixo aqui alguns pontos de reflexão:

– Se você notar que sua cobrança é além do normal e está passando por uma crise de ansiedade. Procure primeiro se acalmar e só depois acionar a equipe. Verá que será muito mais efetivo;

– Entenda que PR não é pastelaria “Pediu, saiu”. Comunicação é um processo de médio a longo prazo e demanda tempo;

– Confiança é a palavra de honra entre equipe de PR, jornalistas e empreendedores. Entenda seu papel nesse ciclo e confie que sua equipe fará o melhor possível;

Vamos juntos sair dessa melhores, mais calmos e centrados. Vamos deixar a ansiedade de lado para conseguirmos construir conexões de comunicação de fato efetivas. Pense nisso!

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: