Ir para conteúdo

TIRO NO PÉ!

Acredito que vocês tenham acompanhado a polêmica que rolou recentemente com uma das grandes marcas do mercado varejista em nosso país. A Bombril lançou uma nova esponja de aço com o nome de “Krespinha” e sobre diversos ataques por seu, possível, posicionamento racista.

Não posso afirmar ao certo, mas acredito que essa nunca tenha sido a intenção da marca ao lançar um novo produto. Para mim, caracteriza-se mais com um erro na hora da criação e conceitos do lançamento do produto. É nesse ponto que vamos ‘bater’ nesse texto.

Antes de fazer qualquer movimento de divulgação, seja em Publicidade, Marketing ou mesmo Assessoria de Imprensa, reúna todas as equipes envolvidas no produto e façam um exercício sobre tudo que pode dar errado nesse momento.

Repensem o nome, a localização, embalagem, propósito do produto, data de lançamento, se não fere nenhum valor da sociedade (racismo, homofobia, preconceitos, etc), se não provoca ou incita violência ou ódio contra o próximo, de alguma maneira.

Enfim, eu sei que pode parecer cansativo e trabalhoso, mas valerá muito mais a pena repensar ponto por ponto, repassar por cada detalhe agora, do que a dor de cabeça que sua marca poderá ter lá na frente.

Vivemos em tempos em que todos falam e todos têm o poder de destruir a reputação de uma marca ou pessoa. Portanto, a cautela nunca foi um item tão relevante para a área de comunicação. Devemos agora, mais do que nunca, atuarmos com base em premissas que deveriam ser básicas e inerentes à todos nós: honestidade, ética e empatia.

Somente dessa forma conseguiremos construir um mundo melhor, dentro e fora das empresas. Pense (repense) nisso!

*Por Renniê Paro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: