Ir para conteúdo

COMO IDENTIFICAR UMA FAKE NEWS?

Sem dúvida você já deve ter se deparado com uma notícia falsa, seja em grupos no WhatsApp, navegando pelo Facebook ou em algum portal no meio de uma busca por informações sobre determinado assunto, certo? Não se sinta mal, afinal, hoje em dia ninguém está imune a elas, as famosas fake news!  

Sempre com uma chamada bem polêmica ou com um tema de interesse da maioria da população, elas se disseminam rapidamente, causando diversos problemas que vão desde acusações infundadas contra alguém, que podem causar danos físicos e psicológicos, até mesmo golpes e roubo de dados.

Por isso, é muito importante nos protegermos contra isso. Mas, como identificar uma fake news? Não é uma tarefa simples, porém, existem alguns cuidados que podem ser tomados para nos resguardarmos.

O primeiro passo é sempre analisar o teor da informação recebida. Normalmente, notícias falsas vêm acompanhadas de erros de ortografia, títulos sensacionalistas ou muitos adjetivos… ou todas essas características juntas!

Caso desconfie do que recebeu, faça uma busca rápida na internet. Se encontrar sites com nomes parecidos aos de portais famosos, como G1, por exemplo, porém com uma letra repetida ou um número a mais como G11, desconfie! Esses veículos são criados exatamente para confundir o leitor e trazer uma falsa “credibilidade” à matéria veiculada.

Também vale sempre ficar atento a data de publicação da notícia. Muitas vezes, pessoas mal intencionadas aproveitam situações para criar polêmicas em cima de fatos que já aconteceram há anos e que não fazem mais sentido para os dias atuais.

Além disso, ao receber vídeos com cenas incomuns, desconfie! Busque pela gravação original para ter certeza de sua veracidade. Muitas pessoas se aproveitam de materiais disponíveis na internet para manipulá-los, tirando partes importantes que distorcem o contexto da informação, podendo nos induzir ao erro.

Por fim, consulte sempre fontes oficiais e veículos de imprensa confiáveis e caso veja alguma notícia falsa sendo veiculada por conhecidos, avise! Não vamos deixar que uma fake news se espalhe e prejudique mais e mais pessoas. Seja consciente, vamos combater esse problema juntos!

*Por Bruna Sant’Anna Froner

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: