endomarketing

ENDOMARKETING X ASSESSORIA DE IMPRENSA

Seja navegando pela internet ou conversando com outros profissionais, tenho certeza de que o termo “endomarketing” já cruzou o seu caminho, certo? Mas o que é isso? Qual profissional devo acionar quando quero estruturar essas ações na minha empresa? É realmente efetivo?

Bom, antes de qualquer coisa é preciso entender do que se trata. Endomarketing é um conjunto de estratégias com a finalidade de promover ações internas e, consequentemente, motivar a equipe e melhorar o seu turnover. Também chamado de marketing interno, tem como finalidade trabalhar a imagem da sua marca com as pessoas responsáveis por fazer tudo funcionar, ou seja, seus colaboradores.

Pensando que o “boca a boca” ainda é a melhor estratégia de marketing, manter uma equipe feliz, alinhada com os propósitos da empresa, fazer com que ela carregue o sentimento de pertencer e ser importante para aquela corporação, é garantir que seus colaboradores falem sobre o seu negócio com carinho, admiração e satisfação.

Nesse momento você deve estar se perguntando “será que vale a pena? Deve ser um processo complicado e demanda muitas mudanças internas”. Antes de mais nada, avalie as grandes organizações que já adotaram essas estratégias como parte do seu DNA. Esse é o caso da Toyota e da Fiat, gigantes que têm seus nomes gravados na memória de todos os consumidores e são referências no mercado. Elas já têm processos mais elaborados e fazem uma verdadeira imersão do colaborador no universo da marca, mas você pode começar com pequenas ações. Confira:

  • Melhore sua comunicação interna e reveja seus processos. Isso faz com que os colaboradores se sintam mais à vontade para expor suas ideias e proponham melhorias que você pode não ter considerado antes.
  • Promova e incentive ações que mantenham a equipe unida e melhore o clima de amizade na companhia. Um bom happy hours ou festas oferecidas pela empresa sempre rendem boas histórias e aproximações.
  • Quando iniciar um processo seletivo, busque primeiro indicações internamente. Essa prática pode agilizar a contratação de um novo colega que já conheça seus propósitos e como a empresa funciona (lembra o que falei sobre o marketing boca-a-boca?), além de também demonstrar confiança em quem já faz parte do seu time.
  • Pesquisa de satisfação também é uma ação que não exige grandes mudanças imediatamente e pode ser um ótimo ponto de partida. Inclua perguntas para entender como está o grau de felicidade e motivação do seu colaborador, o que ele gostaria de mudar, avaliações sobre seu superior direto, enfim, tudo que você possa alterar a curto, médio e longo prazo. Claro, é necessário bater um papo com a equipe e explicar como essas mudanças serão feitas, ou se não podem ser aplicadas, explique o porquê.

Algumas vezes nos deparamos aqui na PiaR com dúvidas se endomarketing também faz parte da rotina de um assessor de imprensa, e a resposta é depende. Assessoria de imprensa pode ser trabalhada em parceria com o marketing interno do seu negócio com o propósito de mostrar para as mídias e outros possíveis colaboradores como é a sua cultura, o que vocês têm feito de diferente para engajar o funcionário e atrair talentos. Porém, não faz parte das nossas entregas aplicar todos esses processos que listei. Para isso, é preciso realizar a contratação de um profissional que irá trabalhar aliado ao RH e gestores a fim de conquistar os melhores resultados. E aí, tem visto boas estratégias de endomarketing por ai?

*Por Jéssica Aguiar

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.