COMO MANTER A RELEVÂNCIA DURANTE O ANO TODO?

Essa é uma pergunta bastante importante no segmento de PR. Afinal, não é sempre que o cliente terá assuntos relevantes para serem divulgados todos os meses, não é mesmo? Ao longo de minha trajetória em assessoria de imprensa, pude perceber que muitas startups buscam pelo nosso serviço somente quando tem algum lançamento para fazer, investimento para receber ou próximo de datas que são interessantes e geram grande volume para seu negócio, como Black Friday, por exemplo.

Porém, sempre reforçamos que a consolidação da marca vai muito além desses períodos específicos de divulgação. O trabalho de assessoria é de médio a longo prazo e, por isso, é necessário manter uma constância de publicações nas mídias. E quando falo sobre isso, não estou dizendo somente em ter coisas legais para serem divulgadas, mas sim em encontrarmos novas alternativas para manter sempre a empresa em evidência.

Na PiaR, por exemplo, temos muitas startups que agora no final do ano surfam na onda da Black Friday. Ou seja, de meados de setembro até comecinho de dezembro, é o momento ideal para fazer com a empresa apareça como fonte de mercado em todas as matérias possíveis, independente do tipo de mídia. Mas e nos meses anteriores, que tipo de materiais foram trabalhados? Sugestões de pautas sobre o mercado em que atuam, levantamentos específicos, artigos de opinião para reforçar o porta-voz como especialista de mercado, sugerimos participação em eventos, tentamos agendar entrevistas e bate-papo com jornalistas, com objetivo de melhorar o relacionamento, entre outros, são algumas ferramentas que acostumamos utilizar para suprir esses gaps.

O que quero mostrar com esse texto é que o universo de PR é muito abrangente e muitas vezes os próprios empreendedores colocam barreiras por achar que somente aquele período específico será importante ter uma divulgação para sua marca, e isso nos impossibilita de ousar e tentar novos caminhos. Um conselho que deixo para todos os leitores – se você quer ter sucesso com um trabalho de assessoria de imprensa ao longo do ano, é necessário se entregar, trocar novas ideias, enxergar oportunidade além do comum e entender que aquele ditado “quem não é visto não é lembrado”, nunca fez tanto sentido. Pensem nisso!

*Por Juliana Gusmão

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.