COMO TRABALHAR AS DATAS SAZONAIS NA MÍDIA?

O trabalho de assessoria de imprensa requer muito planejamento e estudo sobre os clientes e o seu mercado de atuação e muita pesquisa para saber o que está sendo discutido sobre os assuntos que são do seu interesse. Assim, fica muito mais fácil cavar novas oportunidades para inseri-los na mídia. Além disso, nós sempre criamos pautas sobre os temas que permeiam a área de cada empresa. Dessa maneira, uma das estratégias que nós trabalhamos bastante e que estamos sempre de olho é com relação as datas sazonais.

Elas sempre trazem resultados bem expressivos para as marcas. E, inclusive, quando nós elaboramos os planejamentos trimestrais levamos isso em consideração e já inserimos as sugestões de pautas pensando nessas datas, justamente para nos programarmos e trabalharmos com antecedência.

Um exemplo prático é a Black Friday, que neste ano será realizado no dia 27 de novembro, mas o tema já está sendo discutido pela mídia há bastante tempo. Principalmente, porque o varejo estima um crescimento significativo. Um estudo feito pela Kantar Ibope Media no mês de outubro, aproximadamente 40% dos entrevistados pretendem realizar compras na Black Friday deste ano. Já 15% deles vão adquirir produtos pela primeira vez nesta data.

Por isso, nós começamos a conversar internamente com a equipe e sugerir novas abordagens com muita antecedência, aproximadamente dois meses antes.  Durante esses brainstorm, há muitas trocas de informações e sugestões entre os atendimentos, que são sempre pensadas e estruturadas antes, para que na hora dessa conversa esse alinhamento é sempre muito assertivo. 

Para conseguirmos resultados cada vez mais qualificados para os nossos clientes, costumamos trabalhar de diferentes maneiras. No primeiro momento, elaboramos uma sugestão de fontes com os nomes dos executivos das empresas que atuam nesse setor e os temas que eles podem ser fontes. Isso pode ajudar os jornalistas durante a apuração e desenvolvimento das matérias. Além disso, trabalhamos também com pautas sobre assuntos que estão correlacionados com a data sazonal. Procuramos explorar diferentes vertentes e isso só é possível após muitas pesquisas e estudos que são feitos sobre a data. Nesse caso, também nós optamos em divulgar de forma casada com outros clientes da agência, sempre trazendo as visões dos executivos sobre um determinado tema.

Para exemplificar, nós costumamos trabalhar materiais com dicas de como os varejistas devem se preparar para aumentar as vendas; como a transformação digital tem impactado o novo consumidor; como o uso de CRM pode ajudar o setor a melhorar a jornada de compra e também como os consumidores podem evitar cair em ciladas durante a data e os produtos que são alvos dos fraudadores. Ou seja, trabalhamos pautas voltadas tanto para o consumidor como também para as empresas (B2B). Assim, os materiais costumam ficar bem completos e por isso há uma boa aderência na mídia e os resultados de toda a equipe são sempre surpreendentes, superam ano após ano, e assim, aumentamos a visibilidade dos nossos clientes dentro dos seus mercados de atuação. Trazendo cada vez mais endosso e reputação a eles.

*Por Gabriela Calencautcy

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.