OS DIFERENTES TIPOS DE ESTRATÉGIAS USADAS EM ASSESSORIA DE IMPRENSA

No universo da comunicação há uma infinidade de estratégias que podem ser importantes para tornar sua marca referência e admirada. Uma delas e acredito que a mais utilizada é a exclusiva, ou seja, quando o cliente tem uma grande notícia que irá atrair a atenção dos jornalistas como um investimento, por exemplo, acionar primeiramente um veículo específico e oferecer a informação em primeira mão é uma estratégia bastante comum no mundo de PR.

Há também as notícias negociadas sob embargo, que significa que o jornalista só poderá divulgar as informações somente após a data e horário combinado. Geralmente esse tipo de estratégia é utilizada quando envolve anúncios de investimento em conjunto com agências de assessoria estrangeiras – pois o PR gringo negocia uma exclusiva no exterior em paralelo com a exclusiva no Brasil. Claro que cada um aplica com o tema que achar melhor e de acordo com o objetivo de cada negócio.

Temos também os encontros de relacionamento, que devido a pandemia do coronavírus foi levado ao âmbito virtual. Eu particularmente gosto muito dessa iniciativa, pois é uma forma de estreitar o relacionamento entre jornalista e porta-voz. Não há garantias de matérias que serão publicadas só por ter se encontrado com um profissional de um veículo relevante, mas com certeza esse contato abre muitas portas para futuras publicações e corrobora com uma das premissas de assessoria de imprensa – tornar seu negócio referência em seu mercado.

Para aqueles que gostam de opinar sobre o segmento ou assuntos que estão em alta no universo de startups ou de qualquer outro nicho, costumamos buscar por oportunidades de colunas fixas em veículos de grande repercussão. Como isso funciona? Geralmente acionamos alguns sites, jornais ou revistas e sugerimos o porta-voz como colunista, apresentamos sua bagagem profissional, encaminhamos um texto para validação e também temas que ele pode dar sua visão. Se aceitos, geralmente os materiais são enviados mensalmente e trazem uma boa visibilidade para o empreendedor e também para a marca.

Enfim, poderia ficar listando aqui diversas outras estratégias que nosso universo permite que façamos. O importante é você e sua equipe de PR estarem sempre alinhados em relação aos temas, ferramentas e quais caminhos seguir. Tenho certeza que o resultado final será só sucesso.

*Por Juliana Gusmão

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.