reestruturar-a-comunicacao

SUA MARCA PRECISA REESTRUTURAR A COMUNICAÇÃO?

Como é a comunicação da sua marca hoje? Quais seus objetivos e como você pensa estrategicamente para falar com o seu público final ou pessoas que você quer que vejam sua empresa? Se você não sabe responder ou não se fez essas perguntas, está na hora de começar!

A comunicação faz parte de qualquer negócio, seja interna ou externamente, e você precisa ter alinhado um formato que fale de forma clara e direta para o receptor da mensagem o que você quer que ele entenda sobre seu negócio. Para que isso aconteça, você precisa alinhar pontos que serão a base de qualquer ferramenta que você queira usar:

Quem você é e como quer ser visto?

Antes de qualquer coisa você precisa se entender para depois se apresentar. Não adianta pensar em mil ações e campanhas se você não está alinhado com nenhuma delas. Tudo que envolva a comunicação da sua empresa precisa estar de acordo com os valores, crenças e propósitos da sua marca. Comunicação é identidade, você precisa formar a sua!

O que eu quero que o meu público saiba sobre mim?

Vale ressaltar aqui, transparência é tudo (e com as redes sociais, ela passa a ser exigida), então pense no que você acha interessante o público saber sobre o seu negócio. Se a sua empresa tem uma cultura forte e a equipe tem suas ideias ouvidas e aplicas, por que não mostrar isso? Você oferece serviços para mercados e restaurantes e tem como ilustrar que sua solução é eficaz? Então vamos falar. Você acredita que o seu propósito é educar o seu nicho sobre algum assunto? Passe a esclarecer dúvidas frequentes e fale sobre os erros cometidos.

Como seu público se comporta?

Você já entendeu quem você é, o que você quer mostrar então só falta saber como! Entender quais os comportamentos do seu alvo, vai determinar como serão trabalhados os conteúdos e quais as melhores formas de fazer com que eles cheguem ao destino certo. Usando o mesmo exemplo anterior, se você quer falar com donos de restaurantes, você precisa pensar quais os hábitos dessas pessoas; qual a forma que eles se comunicam; quais mídias consomem; quais redes sociais usam. Enfim, tudo que puder reunir de informação sobre eles, vai te ajudar a entender o que será interessante ou não.

Alinhar essas questões internamente, fará sua equipe de comunicação trabalhar de forma mais assertiva e gerando melhores resultados. Sente com todos, marketing, redes sociais e assessoria de imprensa, e pensem juntos quais serão as melhores formas de trabalharem juntos. Todos devem falar a mesma língua!

Você reuniu todas as pontas envolvidas na comunicação da sua empresa e ficou decidido que você quer se posicionar como a melhor solução de logística para supermercados no Brasil? Então:

  • Busque usar a mídia para mostrar como você é eficaz e sua solução garante melhores resultados;
  • Faça uma ação em que você possa promover o encontro online de gestores desses mercados para que falem sobre as maiores dores do setor varejista, assim, além de colher insights para o seu negócio, também consegue debater assuntos importantes como o futuro do varejo e fomentar mudanças;
  • Por fim, traga tudo para as redes sociais! Feedbacks de quem usou o seu produto/serviço, algumas questões que apareceram durante a ação que promoveu e você pode explicar melhor e gerar conteúdo.

Enfim, as possibilidades são infinitas e dependem apenas de uma coisa: alinhamento!

*Por Jéssica Aguiar

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.