tendencias-fora-do-brasil

AS TENDÊNCIAS NASCEM FORA DO BRASIL, MAS ISSO É MOTIVO PARA FAZER TUDO PENSADO NO QUE ACONTECEU NO EXTERIOR?

É fato que a maioria das tendências que surgem em várias áreas no Brasil são copiadas ou inspiradas em iniciativas que já são adotadas em outros países. Isso acontece muitas vezes porque há alguns setores que estão muito mais avançados, como o varejo, saúde, entre outros.

No setor varejista por exemplo, temos visto algumas novidades surgindo que já foi implementado há muito tempo ao redor do mundo, como a interação do online com o offline (omnichannel), live streaming, touchless retail, modelo consumer-to-manufacturer (CTM). 

Mas, isso não deveria ser uma regra e nem poderia ser tão corriqueiro como realmente acontece, já que o nosso país tem um potencial muito grande para ditar tendências e criar soluções realmente inovadoras e inéditas que podem ser facilmente utilizadas em outros locais.

Por isso mesmo que os empreendedores não podem ficar a mercê disso e assim devem estudar e identificar os gargalos do seu segmento para antever uma solução que nunca tivesse sido pensado. E, é obvio que seguindo nessa linha posso afirmar com toda certeza que temos especialistas com know how em diferentes áreas que podem sim desenvolver ferramentas altamente capazes de se tornar referencia em boa parte do mundo. Assim, se eu puder dar um conselho sobre isso eu diria que o Brasil tem uma gama muito grande de startups e CEO´s dispostos a se destacar e fazer a diferença para muitos setores. Por isso, não hesitem em criar, desenvolver, errar, arriscar, pois esse é só o começo para uma trilha de muito sucesso. Não tenha medo de errar!

*Por Gabriela Calencautcy

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.