clientes-fora-do-brasil

CLIENTES FORA DO BRASIL: A COMUNICAÇÃO NUNCA SE FEZ TÃO NECESSÁRIA!

Já não é nenhuma novidade que este período pandêmico que vivemos tem trazido diversos desafios. Nos âmbitos pessoais e profissionais, fomos forçados a nos adaptar a situações jamais vistas e o baque foi grande. Em meados de março do ano passado, precisamos nos acostumar e ambientar às novas circunstâncias geradas pela Covid-19 sem antes nos questionarem se estávamos prontos para as mudanças. Do nada, saímos de cena e passamos a nos encontrar nas telas.

Em níveis mercadológicos, marcas identificaram a importância de estarem inseridas no ambiente digital e de se conectarem com os usuários de forma efetiva. Se manter uma comunicação frequente e dinâmica com as pessoas é extremamente importante para criar vínculos e sociabilizar, em períodos adversos ela se faz ainda mais necessária. Reconhecer as nossas necessidades e observar quais são os desejos do outro é fundamental nesse processo de reconstrução.

Quem atende clientes fora do país se viu rompendo barreiras. Imagine uma Assessoria de Imprensa que tem parceiros no exterior, dos mais variados nichos e particularidades. Se o setor de atuação desses empresários tiver sido diretamente impactado pela crise do coronavírus, como as áreas de turismo e imigração, por exemplo, há um grande obstáculo a ser superado: como emplacar a companhia na imprensa brasileira de uma forma positiva? Acredite, é possível.

Agir com transparência é o primeiro passo para fortalecer essa união. Apontar as dificuldades e os contratempos nada mais é do que jogar a real com aqueles que estão contando com você e com o trabalho da sua equipe para se destacar na mídia. Fazer uma espécie de mapeamento do setor e mostrar que no atual cenário o olhar dos jornalistas está direcionado para outros assuntos, são atitudes consideráveis para que os clientes não se sintam abandonados.

É dever da agência responsável pela conta de uma empresa desenvolver novas estratégias para divulgação da marca, bem como criar conteúdos interessantes capazes de atrair a atenção dos veículos. Com o lockdown e as medidas de distanciamento social em diferentes estágios no Brasil e no restante do mundo, é fundamental fazer uma inserção no que está acontecendo no país de origem de quem te contratou porque é nesse momento que surgem os insights.

Por outro lado, os clientes têm a obrigação de munir de informações os atendimentos responsáveis por dar visibilidade à instituição de maneira espontânea. E mais que isso: também é dever deles gerar e produzir pesquisas a respeito do seu nicho para dar embasamento e sustentar os materiais que serão trabalhados. Atualmente, para disputar um espaço concorrido na imprensa é primordial ter algum fato relevante para contar. O mais do mesmo ficou para trás.

A melhor forma dessa troca ocorrer é por meio da comunicação. E-mails, aplicativos de conversa, videoconferências, telefonemas… não importa o canal. Transmitir ideias de forma assertiva possibilita que o profissional de Relações Públicas conheça bem o seu negócio, detecte os diferentes públicos e elabore uma ação realista para obter sucesso na jornada. Ter calma é indispensável nesse momento, afinal, coisas boas levam tempo para acontecer. Vamos conversar?

*Por Camila Cechinel

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.