QUAIS DATAS SAZONAIS FAZEM SENTIDO PARA MIM?

No decorrer do ano, temos em nosso calendário centenas de datas sazonais e comemorativas que podem ser utilizadas pelas empresas para engajar seu público ou, até mesmo, a mídia. Mas, a dúvida é com relação a quais datas que realmente fazem sentido para o meu negócio?

Pois bem, primeiramente é importante entender e relacionar aquele determinado dia com o público que eu quero atingir, meus valores, o meu mercado e meu universo de modo geral, principalmente porque existe uma gama enorme de datas e você precisa ser assertivo na escolha, caso contrário a imagem da marca ficará desgastada perante os clientes. Olhe para o calendário sazonal e pense no que faz sentido para você!

Sua empresa tem uma cultura inclusiva e vocês trabalham internamente questões sociais? Então, para vocês, faz sentido usar datas como o Dia Internacional contra a Homofobia (17/05) para mostrar para o público o que você tem feito como exemplo a ser seguido. Porém, muito cuidado! Não é porque todos estão falando de uma data que você também precise. Se não trabalha questões como essa internamente na empresa e está fazendo apenas um discurso vazio, falar sobre o assunto pode ser um tiro no pé.

Trazendo para o foco as datas comerciais como Dia das Mães, pais e crianças, por exemplo, que são aproveitadas muito bem pelos varejistas. Estudo o seu público e quais os serviços/produtos que você tem para engajar ações nessas datas. Quando pensamos em divulgar para a mídia, queremos entender o que você faz de diferente e o que isso agrega para o público.

Importante frisar e que você entenda, nosso papel usando sazonalidades não é apenas fazer um catálogo de promoções, isso você pode anunciar em suas redes sociais. Quando você aciona sua assessoria para pautas pontuais como essas, é necessário que você tenha algo de impacto para o jornalista. Olhando para a outra ponta dessa relação, você tem visto o calendário com frequência e instigado seu cliente, assessor? Mais do que ele, você sabe o que a mídia quer ver nesses períodos, chame seu cliente e dê sugestões do que pode ser trabalhado.

Um calendário bem estruturado pode fazer maravilhas para uma estratégia de PR!

*Por Gabriela Calencautcy

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.