raio-x-de-uma-noticia

RAIO-X DE UMA NOTÍCIA

Nada de texto sobre os motivos pelos quais não é possível avaliar os resultados de PR com dados, ou do que envolve as funções de um assessor e como medir os entregáveis. Hoje vou te mostrar de forma prática, o que considerar em uma matéria publicada e o que essas coisas dizem sobre você.

Falamos algumas vezes aqui sobre a importância dos veículos nichados para o seu negócio e de como você deve considerá-los. Hoje, vou te mostrar como olhar para o conteúdo publicado, não somente para o tamanho da mídia. Vamos nessa?

Para a análise não ficar “desigual” em nada, vamos usar o mesmo cliente: a Liga Ventures, plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios.

Liga Ventures no Estadão

Você com certeza já consumiu alguma notícia do Estadão, seja no impresso ou online, certo? Esse é um veículo classificado como Tier 1, por ter grande circulação. Quando buscamos pelo número de tiragens, quantidade de exemplares que são distribuídos do jornal, ou de pageviews do portal, os números do Estadão são de 107,4 mil exemplares por dia e 23,5 milhões de acessos por mês. Claro que esses números impressionam e são lindos!

Porém, aí entra a segunda etapa da proposta de hoje: como é o conteúdo da matéria? Nesse caso que usamos de exemplo, a matéria fala do crescimento do mercado de inovação no Brasil e a falta de profissionais qualificados para acompanhar esse desenvolvimento. Soluções encontradas por algumas empresas foram citadas e especialistas do mercado de inovação foram convidados a falar sobre o assunto. Um desses profissionais foi o Raphael Augusto, sócio diretor de inteligência de mercado da Liga Ventures.

A participação do Raphael nessa exposição foi bem breve, afinal, ele foi usado como “apoio” para fortalecer o que estava sendo discutido. Não podemos dizer que foi um resultado ruim (muito longe disso!), porque mostra o Raphael com outros especialistas dando sua opinião sobre o cenário atual, mas também não foi o melhor que já conquistamos.

Liga Ventures no Saúde Business

Agora partimos para o segundo exemplo, quando a Liga Ventures saiu no Saúde Business em uma matéria totalmente dedicada a empresa!

Como anteriormente, vamos começar analisando o veículo. O Saúde Business é um portal com mais de 15 anos de história dedicado as notícias que impactarão o dia a dia dos hospitais, operadoras, centros diagnósticos, farmacêuticas e clínicas do país. Todos os dias eles produzem conteúdos para gestores ligados a saúde e possuem 246 mil pageviews no mês. Por ser mais específico, classificamos como Tier 3.

A Liga Ventures possui uma ferramenta em que mapeia as mais de 17 mil startups de sua base. Em um desses estudos, levantaram dados sobre as HealthTechs brasileiras, gerando informações sobre coisas como comportamento, fase de maturação, para qual segmento oferecem soluções, por exemplo. Esse material foi um prato cheio para a Saúde Business, que escreveu uma matéria linda falando sobre o Startup Scanner, ferramenta desenvolvida pela empresa, os dados gerados, a opinião do Raphael Augusto, depoimentos de parceiros e um pouco sobre os planos futuros da Liga Ventures.

Os dois veículos citados aqui são de extrema importância para a construção de imagem desse cliente. Por isso, sempre dizemos (e continuamos repetindo) que sair em uma grande mídia é um sonho que compartilhamos com vocês, empreendedores, mas na prática, não só de Estadão vive um bom trabalho de branding. Precisamos levar vocês para todos os canais que sejam interessantes para o seu posicionamento, e isso incluem todos os veículos de tier 1, 2 e 3 que falem com o público do seu negócio.

*Por Jéssica Aguiar

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.