além-das-mídias

USANDO ASSESSORIA ALÉM DAS MÍDIAS

Você conhece bem o job description de um assessor de imprensa? Em linhas gerais, são responsáveis por trabalhar sua imagem com a mídia, pensando em estratégias para estreitar a relação com jornalistas, te posicionando como especialista no seu mercado de atuação. Dessa forma, criando endosso e reputação.

Todos os dias da semana eles estudam sobre você, seu mercado e o que a mídia vem publicando sobre o tema. Falam com profissionais de cada canal que seja interessante para a sua marca, escrevem conteúdos em diversos formatos, buscam dados, entendem as necessidades dos jornalistas e tentam ajudar com o que precisam naquele momento. Mesmo com tudo isso, ainda sobre um tempo para o cafézinho rs.

Com tudo que eu disse, você entendeu que o papel deles é exclusivo com a mídia, certo? Porém, caro empreendedor, você também pode usar todo esse conhecimento para outras finalidades! Na rotina de redação, é comum você ouvir a equipe pedindo por um novo estudo e comemorando como final de copa do mundo quando encontram uma novidade com muitos dados bacana. Então por que não usar esse conhecimento adquirido no dia a dia para ter ideias e desenvolver um estudo todo seu?

Seu assessor também conhece bem as queixas e elogios dos comunicadores quando visitam algum evento ou recebem algum convite. Que tal um papo para entender como usar essas experiências em prol da sua marca? Isso também vale para press kits. Está em dúvida de como tornar esse envio memorável? Chame sua equipe de comunicação, isso inclui PR, e colha insights.

Agora, falando do ponto de vista de quem trabalha com conteúdo para redes sociais, às vezes as ideias se esgotam e parece que nada flui para um bom cronograma, não é mesmo? Quando isso acontece por aqui, eu corro para as meninas de Relacionamento Cliente/Imprensa rs. E você também pode fazer isso! Elas sempre estão antenadas nas novidades e me dão uma luz para pensar em novas ações.

O que quero dizer, é que não é porque você contratou uma agência de PR que não possa pedir a ajuda do seu assessor para aplicar as ideias em novas áreas. Por mais que ele entenda seu negócio, ainda é uma pessoa “de fora” que pode ver coisas que você não consegue. E só para não esquecer, além do seu negócio, a maioria dos profissionais atendem mais 4 outras empresas (no caso aqui da PiaR), ou seja, são mais 4 outros mercados que você não conhece a fundo, mas que podem ser um poço de inovação e novas ideias para serem aplicadas! 😉

*Por Jéssica Aguiar

Publicado por

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.