.

O investidor-anjo, na maioria das vezes, é um empresário, empreendedor ou executivo que já trilhou uma carreira de sucesso, acumulando recursos suficientes para alocar uma parte do seu patrimônio para investir em novas empresas. Além disso, ele costuma aplicar sua experiência dando suporte a empresa não apenas com capital financeiro, mas também intelectual, apoiando o empreendedor com sua experiência e conhecimento.

Ainda que de alto risco e baixa liquidez, o investimento-anjo pode trazer alta rentabilidade, especialmente se comparado a outros investimentos. Como as empresas investidas estão em estágio inicial, possuem um grande potencial de valorização. É também considerado uma excelente oportunidade para quem busca diversificar suas aplicações. Além do capital, o investidor anjo participa diretamente no crescimento do negócio, o chamado smart money. 

Dessa forma, alguns setores apresentam oportunidades de crescimento em 2022 e são considerados os “queridinhos” desses investidores. De acordo com Amure Pinho, um investidor com mais de 10 anos de experiência, fundador do Investidores.vc e ex-presidente da Associação Brasileira de Startups, os setores são: Saúde, Finanças, ESG, Agronegócio, Educação e Varejo.

Saúde – O setor da saúde teve um grande crescimento durante a pandemia, que possibilitou o avanço da telemedicina e a implementação de novas tecnologias para que pacientes pudessem ser atendidos sem sair de casa. “As healthtechs continuarão recebendo investimento em 2022 impulsionadas pelas inovações na jornada de pacientes e a evolução de novas tecnologias”, comenta Amure Pinho, CEO do Investidores.vc.

Finanças – O surgimento de fintechs avança cada dia mais e continua atraindo atenção dos investidores anjos, tendo em vista que o setor financeiro permanece em busca de novas tecnologias que acompanhem as mudanças nas operações de empresas nos hábitos de consumidores para atrair mais clientes, descentralizando das grandes instituições. As fintechs ligadas a cripto, blockchain e PMEs têm representado grande parte dos investimentos no setor, nos últimos meses.

ESG – Já o setor de ESG tem um enorme espaço para recebimento de capital desses investidores, afinal, são empresas que já pensam no futuro do planeta com soluções ligadas a preservação do meio ambiente com medidas que possam combater ao desmatamento, emissão de gases do efeito estufa, entre outras medidas eficientes que necessitem de tecnologias verdes com enorme potencial de retorno financeiro. Muitas startups dos setores de cleantech, energias sustentáveis e fundos como o da Votorantim, estão focados em soluções de ESG.

Agronegócio – O agronegócio é um dos principais motores do Produto Interno Bruto nacional, responsável por grande parte da renda do Brasil e que cresce mais a cada ano. “A importância do Brasil nesse segmento é gigantesca, o que sempre chama atenção de  agtechs, que devem permanecer no radar de diversos perfis de investidores para 2022”, destaca Pinho.

Educação – Os investidores anjo pretendem permanecer ligados no segmento de educação com a popularização do ensino à distância por meio das plataformas EAD e das iniciativas de desenvolvimento de talentos para a economia criativa.

Varejo – O segmento do varejo deve seguir atraindo investidores, graças ao crescimento das retailtechs com o enfrentamento dos desafios de integração entre os canais de venda físicos e digitais.

Sobre Investidores.vc

Investidores.vc é uma plataforma de investimento anjo que atua em três principais frentes: Educação e Formação de novos investidores anjo para o mercado de startups, Liderança no Pool de Investidores, realizando rodadas junto ao investidores formados e com Tecnologia, através de sua plataforma própria que auxilia na gestão da jornada de captação – transformando de forma simples e prática a relação entre investidores e empreendedores, sobre tudo o que precisa ser feito antes, durante e depois de um investimento anjo. Idealizado, em 2019, por Amure Pinho, empreendedor há mais de 20 anos no mercado e investidor em mais de 43 startups, o Investidores.vc já conta hoje com um pool de mais de 300 membros, mais de R$8 milhões captados e 7 exits realizados.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile
%%footer%%