Trabalha com o agronegócio? Confira os benefícios da implementação do compliance no setor

Smart agriculture IoT with hand planting tree background

Nos últimos anos, o mundo corporativo tem dado espaço a debates sobre a importância de se adotar práticas de governança e conformidade, a fim de proteger ainda mais a imagem das empresas. E, por operar em um ambiente extremamente regulado, o agronegócio não está fora disso. Afinal, ele está sujeito a diversas normas relacionadas a procedimentos internos, como do setor de crédito e financiamentos, por exemplo.

Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa de tecnologia especializada em mineração de dados, reforça que para prevenir irregularidades é importante implementar políticas internas mais rígidas.

“Alguns casos, como os de corrupção, podem comprometer a integridade do negócio e colocar em risco a sua relação com consumidores e terceiros. Ao investir em práticas de compliance, é possível ter uma abordagem mais preventiva e evitar que essas situações aconteçam, ou pelo menos diminuir os seus impactos”.

O executivo ainda listou alguns benefícios da implementação do compliance no setor. Confira!

Prevenção contra casos de fraude: sabia que o programa de compliance é responsável por identificar e até punir atos ilícitos? Graças a ele, empresas podem implementar ações como canais de denúncias, capazes de identificar possíveis irregularidades e, até códigos de conduta, para instruir seus colaboradores em como agir no caso de identificar uma movimentação suspeita.

Proteção da imagem e reputação da empresa: já não é novidade que os consumidores têm procurado cada vez mais empresas sustentáveis e que se preocupam com questões sociais e de governança corporativa. Por meio do compliance, é possível trabalhar todas essas áreas e prevenir que a marca seja exposta negativamente.

Prevenção contra prejuízos financeiros: já pensou em evitar que a sua empresa seja multada e até mesmo se proteger contra um possível processo judicial? Com as práticas de compliance, é possível mapear riscos e monitorar todas as operações da empresa, prevenindo erros e problemas que possam causar prejuízos financeiros.

Melhora na classificação de riscos em operações de crédito junto às instituições financeiras: para ter acesso a uma linha de crédito, empresas do agronegócio precisam atender a uma série de requisitos junto às instituições financeiras, como por exemplo, oferecer um baixo grau de risco. Nesse sentido, aqueles que optam por um programa de compliance acabam se destacando por terem políticas internas engajadas com temas que envolvem a ética e a conformidade. 

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile
%%footer%%