Por que é importante ser uma startup com opções sustentáveis?

Nos últimos meses, as demissões em massa surpreenderam o ecossistema de inovação. Isso porque, startups e big techs, como o iFood e a Meta, precisaram se preparar para lidar com uma crise econômica e, com isso, passaram a anunciar diariamente cortes no quadro de funcionários. 

Para se ter uma ideia, durante os 15 primeiros dias de 2023, foram demitidos mais de 24.151 mil funcionários em 91 mil empresas de tecnologia espalhadas ao redor do mundo, segundo informações fornecidas pela Layoffs.fyi, plataforma online que indexa empresas globalmente com colaboradores em layoff. Ou seja, em média, 1,6 mil pessoas perderam seus empregos diariamente. 

Diante deste cenário, muitos podem acabar refletindo: será que existe a possibilidade de uma startup acabar se “salvando” dessa onda de layoffs? Há alguma fórmula mágica para evitar tantas demissões? A resposta é: SIM! Basta crescer de forma  saudável e constante. Inclusive, não é à toa que as startups que utilizaram os investimentos de maneira sustentável nos últimos anos, continuam  firmes e fortes, independente deste cenário devastador. 

Afinal, ao invés delas darem um passo maior que a perna e queimarem todo o caixa, essas startups optaram por investir na qualificação dos colaboradores e, principalmente, na adoção e desenvolvimento de novas tecnologias estratégicas e eficientes. Tudo isso visando ampliar ainda mais a atuação no setor.

Além disso, não podemos deixar de citar as startups bootstrapping, que nunca receberam qualquer forma de investimento e, mesmo assim, mantiveram um modelo de negócio sustentável e sólido,  dispondo de um maior controle de gastos. 

Vale ressaltar que, desde o início, as startups devem crescer de forma estruturada e organizada, ao passo que a necessidade de inovar pode esbarrar em diversas regras e normas previstas na legislação. Por isso, os empreendedores precisam implementar suas ideias disruptivas de forma sensata e sustentável, garantindo assim um crescimento estruturado e evitando futuros problemas por falta de planejamento. Basicamente, essa é a chave do sucesso para tornar sua startup promissora.

Resumindo, os dias atuais exigem um maior cuidado com o gerenciamento das atividades financeiras das startups. Sendo assim, fica aqui a dica: não dê um passo maior que a perna. Foque no crescimento do seu time e construa relações estratégicas com profissionais renomados. Somente assim, seu negócio continuará crescendo e conquistando espaço dentro do respectivo mercado de atuação. 

Pense nisso! 

Nicolaos Theodorakis

Nicolaos Theodorakis é fundador e CEO da Noah, startup que oferece soluções tecnológicas para a construção civil com estruturas em madeira. Empreendedor do Mercado Imobiliário e Financeiro há 10 anos com foco no mercado residencial de alto padrão, tem experiência de mais de 11 anos na área de Investment Banking.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile
%%footer%%