Saiba como oferecer mais compliance ao cliente e acelerar o recebimento das medições mensais

Toda grande empresa preza e busca pelo compliance. Isso porque esse conceito se trata da confiança de que os processos internos estão sendo executados dentro das normas e regulamentações. Portanto, a falta de compliance pode até derrubar o valor de uma empresa no mercado.

Dois bons exemplos são as indústrias siderúrgicas e de construção. Antigamente o processo de medição e apuração do faturamento de máquinas móveis era feito de forma manual, por meio do detalhamento do dia a dia operacional das máquinas. No final do mês, o cliente do locador de máquinas recebia o calhamaço de papel e fazia os lançamentos em uma planilha que puxava os valores dos contratos.

Porém, o grande problema do modelo manual é ser extremamente falho. Sabendo disso, o cliente do locador de máquinas, muitas vezes, fazia um controle paralelo (também manual), que não batia com o controle para recebimentos enviado inicialmente. Como consequência, atrasos no recebimento mensal e impacto no fluxo de caixa da operação, além de rusgas no relacionamento com o cliente, impactavam o futuro dessas relações comerciais. Outro ponto necessário de ser mencionado aqui é que em auditorias terceirizadas, por vezes, as indústrias (clientes dos locadores de máquinas) já encontraram milhões de pagamentos executados errados, e isso também fere o compliance. 

A boa notícia é que algumas startups especializadas chegaram para ser o “juiz de paz” entre o locador de máquinas e a indústria. Quando esse locador possui ferramentas necessárias e apresenta a medição automatizada, compartilhada e 100% auditável, automaticamente ganha pontos com o cliente pela proatividade, gerando equilíbrio no recebimento mensal da prestação de serviços, uma vez que não haverá mais divergências e discussões sobre o que deve ser pago.

Com as mudanças digitais, cada vez mais dinâmicas, é vital que os locadores de máquinas   passem a olhar com mais atenção para o compliance, focando em produtividade e proatividade. Com isso, todos sairão ganhando. 

<em><strong><em>Vinicius Callegari</em></strong></em>
Vinicius Callegari

Co-Fundador da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas e construtoras.


Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading