Conheça
nossos especialistas

Felipe Matos

Presidente da Abstartups

Com mais de 25 anos de experiência na área de tecnologia, empreendedorismo e inovação, Felipe Matos ocupa hoje o cargo de presidente da Associação Brasileira de Startups. Já apoiou a formação e desenvolvimento de mais de 17 mil startups, e na atração direta de mais de R$ 1 bilhão em investimentos, como investidor, acelerador, mentor, gestor de políticas públicas, professor, palestrante, consultor e escritor.

É especialista no ecossistema de startups, inovação, tecnologias disruptivas, diversidade das startups, negócios e economia.


Amure Pinho

CEO e Fundador do Investidores.vc

Amure é fundador e presidente da plataforma de investimentos-anjo Investidores.vc. É empreendedor, palestrante e foi presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) de 2015 a 2019. É um empreendedor por essência e um executivo experiente focado em resultados com expertise em startups, inovação, estratégia e investimento. Com mais de 20 anos de experiência, Amure já captou investimentos no Brasil e Estados Unidos, investiu em mais de 40 startups e vendeu sete.

É especialista no ecossistema de startups, investimento-anjo, crescimento de investimentos no Brasil, mercado de inovação no país, entre outros.


Guilherme Massa

Co-fundadorda Liga Ventures

Responsável pelos programas de aceleração de startups. Especialista em produtos digitais (sites, apps, sistemas internos, SaaS, plataformas, CMS), com experiência em desenvolvimento ágil de software, UX, metodologia Lean Startup, Customer Development e Business Model Canvas, e técnicas de inovação. Também sou jornalista com grande vivência em redações online na criação e gestão de conteúdo para grandes empresas de mídia (Abril, Record-R7 e UOL). Ajudei na criação e gestão da aceleradora de startups Abril Plug and Play, um projeto de inovação do Grupo Abril com parceria da Plug and Play Tech Center, do Vale do Silício.

É especialista em startups, empreendedorismo, inovação aberta, inovação, aceleração, aceleração corporativa.


Mateus Magno

CEO da Sambatech e Samba Digital

Mateus Magno conta com mais de 20 anos de experiência no mercado de telecomunicações e tecnologia. Estudou negócios em Yale e transformação digital no MIT.

É especialista em metaverso, 5G, ensino à distância, edtechs, transformação digital, treinamentos online, RH, empreendedorismo, startups e inovação.


Tania Gomes

Head de Inovação do Ibrawork

Tania Gomes é head de Inovação do hub de open innovation Ibrawork. Especializada em fomentar o ecossistema de startups, seu currículo é focado no incentivo à inovação e na descoberta de startups que vão transformar São Paulo e torná-la mais inteligente.

É especialista no cenário das ecossistema de startups, tecnologias disruptivas, inovação, ESG, Smart Cities, aceleradoras, economia circular, economia de energia, mobilidade urbana, cidades inteligentes.


Thiago Campaz

CEO da VExpenses

Graduado em Administração de Empresas pela FEA-RP USP, já assessorou grandes empresas, sobretudo do agronegócio, na otimização de suas estruturas de capital, trabalhando em processos de estruturação de dívida, acesso a mercado de capitais, fusões e aquisições e outros movimentos estratégicos. Participou da captação de mais de R$ 1bi de em financiamentos. Hoje é Sócio-fundador do VExpenses, é CEO da empresa e conduz, juntamente com seus co-fundadores, o planejamento e a execução das estratégias da companhia.

É especialista em assuntos relacionados ao mercado corporativo, como planejamento financeiro nas empresas; controle e economia dos gastos corporativos; custos durante o home office; meios de pagamentos; fintechs, entre outros


Camila Florentino

CEO da Celebrar

A empreendedora possui MBA em Gestão de Negócios na USP, 18 anos de experiência no mercado de eventos e já recebeu o Prêmio Santander Empreendedorismo 2013. Já trabalhou em companhias como Universal Orlando Resort, Transamerica Hospitality Group, Quiz Eventos, Ministério do Turismo, Tomorrowland, Time For Fun, entre outros. Atualmente é CEO da Celebrar.

É especialista em eventos corporativos e temas referentes a área, startups, inovação, eventechs, e assuntos relacionados a empreendedorismo


Denis Ferrari

CEO da Azys

Formou-se em Sistemas de Informação pela Faesa e cursou o MBA em Marketing pela FGV. Após 10 anos na área de tecnologia atuando como Arquiteto de Software, desenvolveu o Método Azys para tornar a inovação mais simples, prática e principalmente, acessível para todos.

É especialista em inovação, startups, tecnologia, investimento e aportes em startups,  empreendedorismo e educação.


Flávio Guimarães

Presidente da Corning na América Latina e Caribe

AFlávio Guimarães é Presidente da Corning na América Latina e Caribe, uma das líderes mundiais em inovação da ciência de materiais que desenvolve produtos para as áreas de comunicações ópticas, eletrônicos móveis de consumo, tecnologias para displays, automóveis e ciências da vida. O profissional é Engenheiro Industrial pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos, tem MBA pela Stockholm School of Economics/Suécia e já participou de programas executivos na The Wharton School e na Singularity University. Com 24 anos de experiência como executivo, Flávio já trabalhou em multinacionais e atuou em países como Suécia, Índia, Holanda, China e em toda a América Latina. Possui experiência nas áreas de produção, cadeia de suprimentos, vendas, marketing, inovação e desenvolvimento de produtos e gestão financeira de P&L. Além disso, é investidor-anjo de startups de tecnologia e mentor de executivos. Tem presença ativa nos meios digitais, compartilhando conteúdos em seus canais sobre liderança e mundo corporativo.

É especialista em ciência de materiais, o acompanhamento das transformações do mercado de inovação, e o desenvolvimento de materiais para comunicações ópticas, eletrônicos móveis de consumo, displays, setor automotivo e ciências da vida.


Vanessa Pessoa

CEO da Inovenow

Vanessa Pessoa é CEO da Inovenow, edtech especializada em educação empreendedora, que já capacitou quase duas mil startups. Vanessa possui formação em Comunicação Social – Relações Públicas e Mestrado Profissional em Ciências, Tecnologia e Inovação. No mercado há mais de 15 anos, acumulou experiência empreendendo e trabalhando junto a órgãos públicos, PMEs e startups, é atuante também como consultora e instrutora em projetos nas áreas de Educação Empreendedora, Inovação Tecnológica e Transformação Digital.

É especialista em educação empreendedora; empreendedorismo; empreendedorismo feminino; inovação fora do eixo Sul-Sudeste; mercado de edtechs; metodologias para jornada empreendedora; capacitação de empreendedores; pré-aceleração de startups.

Novidades do mercado


Case retorna ao formato presencial e espera receber mais de 15 mil pessoas em dois dias de evento

Maior evento de startups da América Latina já recebeu representantes de grandes empresas, como Ifood, 99, Yellow e Wikipedia O maior evento de…

10ª Edição do Startup Awards, maior premiação do ecossistema de inovação do brasil, bate record de indicações

O prêmio acumulou mais de 42 mil indicações e segue agora para a segunda fase, em que serão escolhidos os 3 destaques de…

A força do varejo: 60% das retailtechs foram criadas há menos de dois anos e atraem investidores

Estudo inédito da Associação Brasileira de Startups revelou que startups brasileiras com foco em soluções para o varejo cresceram de forma acelerada em…