Dicas para Pequenas e Médias Empresas se organizarem financeiramente para 2023

Thoughtful businessman sitting with open laptop computer looking, and worried while thinking about planning, top view.

Com a chegada do final de ano, chega a época em que as pequenas e médias empresas precisam fazer um balanço do ano de 2022 e começar a organizar o seu planejamento para o ano que está por vir. 

Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos financeiros e de crédito para PMEs, aponta que agora é o momento de tomar providências para que os empreendedores comecem o novo ano com o pé direito. “O primeiro passo é olhar para dentro da própria companhia, tentando identificar seus possíveis pontos fracos e fortes, e a partir daí, dar início ao planejamento de 2023.”, comenta. 

O executivo listou mais algumas dicas importantes para os empreendedores se prepararem para o ano que vem: 

1 – Avalie a situação da sua empresa: Reserve um momento para avaliar como está a saúde da sua empresa e foque, principalmente, na parte financeira. Veja como estão seus resultados e o que é possível mudar para melhorar seu potencial como companhia no próximo ano. 

2- Controle seus gastos: Essa é a época do ano ideal para os empreendedores sentarem para entender o que está funcionando e o que não está. Faça um levantamento geral de algumas despesas, do orçamento disponível no caixa e a partir daí, veja onde pode gastar ou não. Assim você conseguirá ter uma visão maior de como conduzir a sua situação financeira. 

3- Se organize para fazer uma reserva para emergências: Para não ser surpreendido, tente fazer uma reserva de dinheiro equivalente a, no mínimo, seis meses de gastos mensais. Dessa forma, você pode garantir sua renda e a de seus funcionários por um período, caso seja surpreendido por uma época financeira mais apertada, por exemplo.

4- Se atente às datas sazonais: Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal são uma ótima forma de impulsionar suas vendas. Então, vale dar uma olhadinha no calendário e tentar se planejar com um pouco mais de antecedência para essas datas, pensando em ações que colocarão sua empresa em destaque. 

5- Acompanhe a movimentação do mercado: Ano que vem teremos o início de um novo ciclo presidencial e muita coisa pode mudar. Por isso, é muito importante que os empreendedores fiquem atentos às tendências que aparecem diariamente e que podem se encaixar à sua realidade. Talvez essa novidade possa ser a chave para a sua empresa continuar crescendo e evoluindo cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.