Antecipação de Recebíveis: executivo lista as principais modalidades e benefícios

Comum no mundo dos negócios, a antecipação de recebíveis é uma alternativa de crédito que permite às empresas adiantarem o recebimento de suas vendas de produtos, serviços ou operações parceladas via cartão de crédito, sem aguardar a quitação da nota.
Importante aliada dos empreendedores, esta modalidade conta com taxas mais atrativas e são excelentes opções para lidar com possíveis imprevistos, negociar melhores preços com fornecedores e ganhar um fôlego no orçamento.
Também conhecida como adiantamento de recebíveis ou antecipação de duplicatas, a alternativa é muito utilizada para quitar dívidas, gerar fluxo de caixa ou até mesmo investir em uma expansão. “O processo é simples e rápido, basta o empresário entrar em contato com o banco ou fintech para analisar as condições envolvidas na transação, como as taxas de juros que serão descontadas e o prazo para liberação do valor”, explica Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos financeiros para pequenas e médias empresas com o atendimento feito por contadores.
O executivo listou abaixo as principais modalidades de antecipação de recebíveis e os respectivos benefícios. Confira:
Antecipação de Recebíveis de Produtos e Serviços – Comum no mercado, as empresas possuem políticas de pagamento com prazos de 30 à 90 dias para pagamento aos respectivos fornecedores, após emissão da nota fiscal. Nesse sentido, caso a organização trabalhe com a possibilidade de pagamento a prazo por vendas de produtos e serviços, automaticamente ela acumulará inúmeras notas que serão compensadas apenas no futuro. “Ao antecipar o pagamento desses valores, a empresa garante mais liquidez, ao passo que ela ganhará mais flexibilidade para negociar com os fornecedores. Além disso, é possível investir no crescimento de receitas, equipamentos e incrementos de fluxo de caixa”, destaca Paulo.
Antecipação de Recebíveis de Parcelas de Cartão de Crédito – Outra possibilidade, é a antecipação dos pagamentos realizados via cartão de crédito pelos clientes, geralmente a curto e médio prazo. Em tese, antecipar os recebíveis da modalidade de pagamento mais popular entre os brasileiros, possibilitará o recebimento prévio da quantia referente às vendas realizadas a prazo. “Com isso, a empresa conquista mais comodidade para os clientes, por meio do parcelamento de compras, e ainda assim recebe pela venda sem aguardar a quitação do parcelamento”, pontua Castro.
Antecipação de Recebíveis de Depósitos em conta – Os depósitos direto em conta também podem ser antecipados. Neste caso, é necessário verificar com a instituição o tipo de comprovação da operação requisitada. De acordo com o CEO, esta opção é excelente para duplicatas emitidas sem boletos.Antecipação de Recebíveis de Cheques pré-datados – Algumas instituições ainda operam com cheques pré-datados, por isso, nesta modalidade, é possível antecipar os pagamentos futuros dos cheques. “Ideal para manter a saúde financeira do negócio, esta alternativa é utilizada pelos empreendedores. Porém, há apenas um ponto de atenção: alguns empresários tornam a antecipação de recebíveis uma rotina e, consequentemente, a modalidade se transforma em uma fonte de capital de giro. Por isso, atenção ao uso contínuo do crédito, pois ele pode mascarar outras dificuldades relacionadas ao planejamento e gestão do negócio”, conclui o CEO.