Dupla nacionalidade x futebol: qual a relação?

Nos últimos anos, temos visto seleções de todo o mundo disputando cada vez mais jogadores de dupla nacionalidade. E, se não bastasse isso, em alguns dos casos, os próprios jogadores com mais de uma nacionalidade têm optado por trocar de seleção, seja por falta de oportunidade ou até mesmo para realizar o sonho de disputar uma Copa do Mundo, algo que é desejo de dez entre dez atletas, isto é, unânime. 

A Europa, por exemplo, conta com uma grande quantidade de imigrantes, o que acaba refletindo diretamente dentro do campo. Para se ter uma ideia, a Eurocopa de 2021, principal campeonato de futebol entre seleções dos países da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA), contou com a participação de 624 jogadores, sendo que 93 deles possuíam dupla cidadania. 

De origem africana, asiática e, claro, brasileira, podemos citar alguns atletas como: Képler Laveran de Lima Ferreira, popularmente conhecido como Pepe, que obteve a cidadania portuguesa; Thiago Alcântara, que possui as nacionalidades italiana, espanhola e brasileira; e Mário Fernandes, que possui cidadania russa. 

Em outras palavras, diversos países do continente europeu, que têm pouca tradição no futebol, optaram por entrar nessa disputa para conquistar mais jogadores. E a obtenção da cidadania europeia tornou-se um componente facilitador para integrar os elencos dos clubes do continente.

Afinal, a dupla cidadania é capaz de abrir portas para um leque de oportunidades dentro do exterior, dando mais chances para o atleta ser contratado no mercado europeu e ainda abrindo portas para o conhecimento da cultura de outros países. 

Apesar de parecer algo trabalhoso, quando atrelado a profissionais especializados, o processo de retirada da dupla nacionalidade só traz benefícios para a vida de qualquer atleta profissional.

Rafael Gianesini

Co-fundador da Cidadania4U – primeira empresa brasileira criada com o objetivo de auxiliar pessoas a obter a cidadania europeia de forma transparente e prática e em um ambiente 100% online.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading