Texneo transforma mais de 800 mil garrafas pet em tecido para confeccionar produtos com matéria prima reciclada 

Indústria está focada em reduzir o impacto da produção no meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis aplicadas em todo processo da cadeia têxtil 

Reduzir o impacto da produção têxtil no meio ambiente, por meio de práticas sustentáveis aplicadas em todo processo da cadeia têxtil. Essa é uma das missões da Texneo, uma das principais indústrias têxteis da América Latina, com foco na produção de malhas em rolo para os segmentos sportswear, beachwear, underwear e lifewear. Para isso, a empresa já atingiu o marco de transformar mais de 800 mil garrafas pets em tecido para confeccionar produtos com matéria prima reciclada, até o momento.

Um dos exemplos é a Linha Texneo Green, que oferece um diferencial para suas coleções ao adotar práticas ecológicas e diversos procedimentos têxteis que respeitam o meio ambiente. Toda sua produção é desenvolvida por meio de produtos reciclados e altamente ecológicos como a Bioamida, fio de fonte renovável; Poliéster reciclado, desenvolvido por meio de garrafas pets recicladas; Poliamida reciclada, feitas a partir do tratamento de resíduos industriais; e a Estamparia Digital, tecnologia limpa e sustentável que traz menor consumo de água e redução de aditivos químico.

“Nós desenvolvemos um selo próprio, a TexneoGreen, para incentivar uma operação industrial mais sustentável por meio da adoção de medidas e práticas ecológicas e conscientes para contribuir com a preservação da natureza. A criação da linha Texneo Green reafirma esse nosso compromisso com o meio ambiente. Para se ter uma ideia, a cada quilo de tecido produzido, são utilizadas aproximadamente 48 garrafas pets”, ressalta Ricardo Axt, CEO da Texneo. 

Além disso, a Texneo tem uma estação de tratamento de afluentes, em que capta, por hora, 100m³ de água do rio Itajaí–Açu para ser utilizada nos processos industriais e limpeza do chão de fábrica. Após a produção, toda água com resíduos têxteis recebe o tratamento adequado para ser devolvida ao rio, mais limpa do que o momento que foi captada.“Acredito que estamos no caminho certo em aplicar diferentes metodologias no desenvolvimento dessa linha com o objetivo de colaborar na redução da  poluição do meio ambiente, além de melhorar e tornar as práticas industriais cada vez mais sustentáveis.

São inúmeras técnicas avançadas, novas tecnologias e uma constante busca por inovação em processos que reforçam nossa missão com os clientes, colaboradores e parceiros, além de garantir produtos Texneo com qualidade, cuidado e priorizando uma produção mais sustentável”, finaliza Ricardo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading