Conheça quatro setores da economia que apostam na transformação dos empregos

Photo of dreaming young african business woman sitting indoors using laptop computer. Looking aside.

Segundo a Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), os investimentos em tecnologias nas empresas cresceram em 2021 e 2022, representando, hoje, 8,7% da receita. Tais dados apenas confirmam o que vemos no dia a dia: gestores e profissionais cada vez mais preocupados em adotar soluções inovadoras para aprimorar processos e ganhar escala em seus negócios.

Com a chegada de novas tecnologias, alguns setores, considerados ainda arcaicos, abriram seus horizontes e têm apostado em aplicações que conseguem solucionar problemas antigos, como falta de ergonomia, erros manuais e até mesmo eventuais problemas de saúde. A proposta dessas empresas é justamente provocar uma transformação digital nesses empregos, tirando colaboradores de atividades repetitivas e de risco e os realocando para posições cada vez mais estratégicas.

Confira algumas delas:

INDÚSTRIA ROBÓTICA

Universal Robots: A empresa dinamarquesa é líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos, que são compactos e leves, podendo trabalhar diretamente com os profissionais, sem risco, tendo como principal objetivo ajudar os operários com trabalhos árduos e repetitivos, criando um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente, mas sem eliminar os humanos, apenas colocando-os em tarefas estratégicas. Hoje já são implementados em diversos tipos de negócios e para diferentes funções, como manusear, soldar, paletizar, parafusar, montar, visualizar e testar novas soluções, totalmente integrados.

RECURSOS HUMANOS

VExpenses: A startup foi fundada a partir de uma necessidade de tornar o controle das despesas das viagens a trabalho mais fácil, menos burocrático e sem falhas. Pensando nisso, desenvolveram uma plataforma que permite que todo o processo de lançamento e reembolso das despesas fosse feito de forma online. Por meio da inteligência artificial e leitura automática, a plataforma consegue verificar o detalhamento de todos os gastos para evitar possíveis fraudes e a duplicidade nas cobranças ou itens que não deveriam ser consumidos. O sistema também possibilita o envio de forma automatizada dos dados de relatórios aprovados para o contas a pagar da empresa, por exemplo, reduzindo ainda mais o trabalho manual de incluir essas informações no ERP da empresa. Outra facilidade é integrar o sistema com todos os cartões bancários. Com isso, é possível conciliar todas as informações lançadas nas faturas com os comprovantes das despesas, para economizar tempo, mitigar risco de valores indevidos e garantir mais segurança nas transações.

VENDAS

Showkase: A Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce, vem auxiliando PMEs, grandes players do mercado nacional e franquias a transformarem seus vendedores em consultores. A partir da gestão digital do varejo em um só lugar, a empresa permite que empreendedores acompanhem de forma fácil e rápida o comportamento do novo consumidor, lapidar estratégias de vendas, marketing e atendimento ao cliente de maneira unificada, além da profissionalização da operação do e-commerce. Facilitar a transformação digital do varejo multimarcas no Brasil e automatizar as tarefas complexas do dia a dia está no DNA da empresa.

MERCADO IMOBILIÁRIO E DE CONSTRUÇÃO

Vivalisto: Sendo a primeira proptech que oferece uma plataforma completa para corretores de imóveis e imobiliárias de nicho, a Vivalisto tem o objetivo de empoderar esses profissionais, fazendo com que sejam protagonistas no segmento imobiliário. Atuando como um one stop shop, oferece ferramentas inovadoras e serviços de ponta a ponta, que facilitam o dia a dia dos corretores e os transformam em marcas de sucesso. Essas soluções, como apoio jurídico e administrativo, ajudam profissionais a fazerem mais e melhores negócios, permitindo que ofereçam uma experiência mais atualizada para os clientes.                            

Noah: Focada em transformar o mercado de construção civil no Brasil, a Noah é uma startup que oferece solução tecnológica para o setor. Nova tendência no mercado brasileiro, mas já consagrada mundialmente, a madeira engenheirada é uma das principais tecnologias estruturais de impacto ambiental positivo, além de oferecer estabilidade, resistência, leveza, precisão e menos desperdício. A partir do Wood Building Design, combinação da fabricação digital através do BIM, as estruturas são pré-fabricadas e construídas industrialmente, ou seja, longe do canteiro de obras, permitindo a conhecida técnica off-site. Isto torna a obra muito mais segura e racionalizada, de forma a minimizar o volume de resíduos e o consumo energético.
GaussFleet: A GaussFleet, a maior plataforma SaaS (Software as a Service) de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos, utiliza de forma inovadora geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading