5 motivos para investir em IoT na indústria de base e na construção civil

Não é novidade que a implementação de diversas tecnologias no setor industrial e na construção civil trouxe resultados positivos para todo esse ecossistema, e a Internet Of Things (IoT) tem sido considerada uma das grandes responsáveis por toda evolução. Isso porque ela permite que todos os equipamentos utilizados em obras e nas indústrias funcionem de forma autônoma, por meio  de redes inteligentes: máquinas e sistemas conectados, ao longo de toda a cadeia produtiva.

Uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey aponta que o Brasil pode movimentar, por meio da Internet das Coisas, cerca de US$ 200 bilhões até 2025. Ainda não existem dados do quanto isso representa para a Construção Civil, mas é crível que quem investir e trouxer essa tecnologia para seu negócio terá muito a ganhar.

Para se ter uma ideia do quão importante e promissor é sua utilização, Vinicius Callegari, Co Fundador e Diretor Comercial  da GaussFleet, maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis, que de forma inovadora utiliza geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas, listou algumas vantagens de se investir em soluções com IoT. Confira:

Monitoramento de máquinas com contexto

No canteiro da obra ou mesmo em todo o site, a depender da conexão com a internet, é possível monitorar e descarregar as informações captadas pelos  rastreadores inteligentes (como funcionamento de motor e dos implementos, por exemplo), processo de identificação do motorista, que aliados ao geoprocessamento digital das áreas produtivas e improdutivas da obra,integrado ao planejamento, geram informações e insights que ajudam na tomada de decisão com relação ao avanço da obra versus o planejado.

Economia de energia e combustível 

A IoT aliada à softwares SaaS permite  avanços significativos na gestão da logística interna da obra, impactando positivamente não só na performance dos profissionais e máquinas móveis em campo, como também em toda a cadeia de planejamento. É possível, por exemplo, monitorar a emissão de CO2 gerada pelo desperdício de combustível das máquinas, passando pelo entendimento, em tempo real, do risco de segurança dos colaboradores envolvidos no processo.. 

Medição de disponibilidade, utilização e financeira das máquinas em  cada contrato 

Plataformas IOT mais robustas permitem que não apenas o monitoramento e tempo de motor/implementos sejam computados, mas utilizam essas informações em conjunto com as regras negociadas em contrato para gerar transparência extrema aos pagamentos, mostrando quanto deve ser pago de forma automática. 

Segurança do trabalho

A segurança é uma das principais preocupações das construtoras e também das indústrias. Com esse tipo de tecnologia, é possível evitar um acidente devido ao monitoramento de todas as atividades realizadas em uma determinada obra ou atividade industrial, como a falta de equipamentos de segurança ou até mesmo um erro no sistema da máquina que está sendo manipulada.

Análise de dados 

Quando falamos de análise de dados, entendemos que é necessário sintetizar diversas informações e interpretá-las e gerar soluções viáveis. A partir desse tipo de tecnologia, conseguimos integrar e concentrar em um só local, gravações de drones, sensores de segurança, dados de análise preditiva, entre outros.

Sobre a GaussFleet: Fundada em 2018 pelos empreendedores Denis Alonso, Alexandre Carvalho, Vinicius Callegari e Alan Ribeiro, a GaussFleet é a maior plataforma SaaS de gestão de máquinas móveis para siderúrgicas, construtoras e operadores logísticos, que de forma inovadora utiliza geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas, obras e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.