Gerdau Next Ventures abre seu 3º batch de aceleração de startups

Até 04/09, empresas inovadoras nas áreas de logística e supply chain podem se inscrever para o programa, que busca estimular o segmento de logtechs no desenvolvimento de soluções disruptivas

São Paulo, agosto de 2022 – A Gerdau Next Ventures, fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, lançou seu terceiro batch de aceleração de startups. O tema deste programa é logtech, uma das três verticais de atuação da Gerdau Next, e visa soluções inovadoras e oportunidades de negócios no setor de logística e supply chain.

O batch é organizado pela Gerdau Next Ventures em parceria com a Randon Ventures, iniciativa das Empresas Randon destinada para investimentos em startups, e tem o apoio da Liga Ventures, rede de inovação que tem como foco startups da América Latina. O modelo adotado neste programa, que terá duração de 16 semanas, é a inovação aberta e equity free, com o objetivo de gerar novos modelos de negócio entre as startups e as duas companhias, seja por meio de investimentos ou parcerias estratégicas.

“O empreendedorismo e a inovação aberta são pilares da estratégia de negócios da Gerdau Next”, diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau. “Buscamos impulsionar segmentos e serviços fundamentais para o setor de logística, como gerenciamento de estoques e armazéns, fidelização, gestão de frotas, last mile e logística reversa, como exemplos. Esperamos que as startups selecionadas nos ajudem a aumentar a eficiência e produtividade do segmento, contribuindo para a solução de grandes desafios da sociedade.”

Desde 2018, a Gerdau já opera no segmento por meio da G2L, sua operadora logística digital multimodal criada a partir de um projeto de empreendedorismo interno. Presente hoje em 12 estados, a G2L atende mais de quatro mil cidades em todo o país com soluções tecnológicas inovadoras e, assim como a multinacional, tem como compromisso colocar os clientes no centro das decisões afim de promover as melhores experiências. “Em apenas quatro anos, já nos posicionamos entre os maiores operadores logísticos do mercado, o que mostra o quanto o nosso olhar está focado neste setor”, avalia Prado.

Participar do 3º batch de aceleração se alinha diretamente à tese de investimentos da Randon Ventures, analisa Mateus de Abreu, diretor de Negócios e Estratégias Digitais das Empresas Randon e diretor da Randon Ventures. “A companhia busca potencializar startups com iniciativas que beneficiem o setor de maneira geral, por isso é tão importante apoiar ideias inovadoras para o segmento de logística”, destaca.

A Gerdau Next Ventures tem como meta incentivar o encontro com o futuro, identificando tendências disruptivas no mercado e empreendendo em novos segmentos com foco em sustentabilidade do negócio e do mundo. A empresa acelera e investe em startups com alto potencial de crescimento e conexão estratégica com as verticais de construção, mobilidade e sustentabilidade, buscando parcerias vencedoras para transformar negócios e sociedade. Seus dois batches anteriores contaram com a inscrição de mais de 300 startups no Brasil e na América do Norte.

Em 2020, com foco em construtechs, a companhia acelerou cinco startups com soluções para aumento de produtividade, digitalização e segurança no setor da construção. Já no 2º batch, realizado em 2021, conduzido nos Estados Unidos, o programa acelerou as vendas de empresas Smart & Sustainable com tecnologias para deixar a indústria mais sustentável e digital.

“Estamos muito animados em apoiar e participar desta 3ª edição do programa da Gerdau Next Ventures, junto com a Randon Ventures, parceiras que fazem parte de duas grandes empresas referências em seu mercado de atuação e vem contribuindo de maneira significativa para fomentar o ecossistema de inovação. Esse projeto tem um enorme potencial e temos certeza de que iremos encontrar startups maduras e prontas para solucionar os desafios propostos”, observa Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.

Startups de logística e supply chain que tenham soluções validadas nas temáticas do programa e estejam interessadas em participar deste 3º batch da Gerdau Next Ventures têm até o dia 04/09 para se inscrever no site gerdaunextventures.liga.ventures. Serão selecionadas até seis startups para o programa de aceleração, que contará com a mentoria de executivos da Gerdau e das Empresas Randon. A divulgação das empresas selecionadas ocorre em outubro.

Sobre a Gerdau 

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). 

Sobre a Gerdau Next Ventures

A Gerdau Next Ventures é o fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, que tem como missão diversificar o portfólio da multinacional brasileira com negócios adjacentes ao aço. O fundo tem como objetivo incentivar o encontro da maior produtora brasileira de aço com o futuro, identificando tendências disruptivas no mercado e empreendendo em novos segmentos com o foco na sustentabilidade do nosso negócio e do mundo. A empresa acelera e investe em startups com alto potencial de crescimento e conexão estratégica com as verticais de construção, mobilidade e sustentabilidade, buscando parcerias vencedoras para transformar negócios e sociedade.

Sobre a Randon Ventures

Unidade de investimento em startups das Empresas Randon, foi criada em 2020 com o objetivo de potencializar startups que já estejam em um estágio mais avançado, isto é, que tenham um produto pronto. A empresa busca investir em parceiros com atuação em soluções para problemas reais do mercado, que tenham sinergia com os negócios das Empresas Randon, como fintechs, insurtechs, autotechs, logtechs, deeptechs e indústria 4.0. Startups interessadas no apoio da Randon Ventures podem acessar: https://randon.ventures/.

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é a maior rede de inovação da América Latina com o propósito de gerar resultados e impacto, conectando as melhores startups às empresas e a todo ecossistema empreendedor. Criada em 2015, é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de mais de 32 mil startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 50 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.