Pequenas e Médias Empresas: 4 dicas para enfrentar um cenário econômico cheio de incertezas no período eleitoral

Accountant calculating profit with financial analysis graphs. Notebook, glasses and calculator lying on desk. Accountancy concept. Cropped view.
Com a proximidade das eleições, o cenário econômico e político brasileiro fica cada vez mais incerto. Previsões do mercado financeiro ficam mais voláteis e o pequeno e médio empresário trabalha no escuro com um pouco mais de insegurança para tomar decisões.
De acordo com a gestora de recursos americana Legg Mason, 83% dos investidores relataram que as eleições de 2018 tiveram influência moderada (51%) ou alta (32%) em suas aplicações, sinalizando que todo empreendedor precisa se preparar
Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos para PMEs, reforça que agora é o momento de tomar providências para que empreendedores estejam preparados para eventuais riscos que o período eleitoral pode causar. “O primeiro passo é olhar para dentro da própria companhia, tentando identificar seus possíveis pontos fracos e fortes. Outra dica interessante seria fazer uma reserva de emergência para ter um caixa caso algo mais grave aconteça”, comenta.
O executivo listou mais algumas dicas importantes para os empreendedores se prepararem para possíveis momentos de crise:
1 – Avalie a situação da sua empresa: Reserve um momento para avaliar como está a saúde da sua empresa e foque, principalmente, na sua parte financeira. Veja como estão seus resultados e o que é possível mudar para melhorar seu potencial como companhia.
2- Controle seus gastos: Quando falamos sobre crise econômica não podemos deixar de lado o controle de gastos. Nesse momento, os empreendedores precisam sentar para entender o que está funcionando e o que não está. Ah, e isso deveria ser feito rotineiramente, não somente em tempos de crise, hein!
3- Faça uma reserva para emergências: Para não ser surpreendido, tente fazer uma reserva de dinheiro equivalente a, no mínimo, seis meses de gastos mensais. Dessa forma, você pode garantir a sua renda e a dos seus funcionários por mais um período, caso seja necessário.
4- Acompanhe a movimentação do mercado: O meio econômico muda o tempo todo. Por isso, é muito importante que os empreendedores fiquem atentos às tendências que aparecem diariamente e que podem se encaixar à sua realidade. Talvez essa novidade possa ser a chave para a sua empresa continuar crescendo e evoluindo mesmo em um momento de crise.