Grupo John Richard transforma espaços em experiências únicas e estimula consumo inteligente e sustentável

Modelo de assinatura conquista cada vez mais espaço na vida e rotina dos brasileiros, tanto em ambientes corporativos como residenciais

O Grupo John Richard, detentor das marcas John Richard, maior empresa de assinatura de móveis para escritórios do Brasil, e Tuim, primeira empresa de móveis residenciais por assinatura no país, nasceu com o objetivo de transformar espaços em experiências únicas e, sobretudo, estimular um consumo mais inteligente e sustentável.

Presente no mercado há mais de 20 anos, a John Richard é uma empresa de soluções de mobiliário como serviço, que possui o desafio de educar o mercado, incentivando o consumo sob demanda e um uso mais flexível e sustentável. A marca traz qualidade e agilidade, seja para necessidades temporárias ou a longo prazo. Com foco na alta qualidade dos serviços, a empresa possui armazéns distribuídos em sete Estados e parceria global consolidada com a  CORT, uma empresa Berkshire Hathaway. 

“Modelos bem organizados e produtivos de trabalho flexível possibilitam que as empresas saiam na frente em relação à atração e retenção de talentos. Hoje, muitos líderes buscam maneiras eficientes de adaptar seus espaços, além de oferecer melhores condições e benefícios para o trabalho remoto e enxergam o modelo de mobiliário como serviço uma solução para algumas dessas demandas. Um escritório que prioriza o colaborador colhe bons frutos de motivação da equipe, aumento do bem-estar e da produtividade. Estamos vivendo a era do ‘menos mesa, mais descompressão’”, explica Pamela Paz, CEO do Grupo John Richard.

A gestão do espaço é algo essencial para a rotina corporativa, afinal as empresas precisam oferecer posições de trabalho adequadas, áreas de reunião, ambientes colaborativos, lugares para projetos, treinamentos e outras diversas situações. Todos esses espaços possuem uma necessidade em comum: os móveis. 

A locação de mobiliário é uma solução que acompanha as mudanças constantes do mundo empresarial e traz mais conveniência para o dia a dia dos negócios. Ao alugar mesas, cadeiras e armários sob demanda, a organização tem exatamente o que precisa no momento oportuno, sem se preocupar com logística e manutenção. Seja em momentos de expansão, redução ou até mesmo readequação, alugar móveis de acordo com as necessidades de cada momento é uma tomada de decisão inteligente e atenta às dinâmicas do mercado.

Além do ambiente empresarial, o modelo de assinatura conquista cada vez mais espaço na vida e na rotina dos brasileiros: a economia de recorrência está aquecida e deve mais que dobrar até 2025, conforme relatório da Lineup. Atualmente avaliado em US$ 650 bilhões, o mercado de assinaturas digitais pode atingir a marca de US$ 1,5 trilhão em três anos, a partir da expansão dos modelos de monetização, avanço tecnológico, consumo verde e estratégias de retenção com foco na personalização.

“Aconteceram inúmeras transformações nos últimos anos e a maneira que as pessoas se relacionam com seus lares, é uma delas. Com a expansão do home office, o conforto e o aconchego da casa tornaram-se fundamentais. Isto é, se antes as pessoas buscavam morar perto do trabalho, hoje elas querem comodidade, flexibilidade e agilidade para as mudanças constantes”, destaca Pamela.

Além disso, os brasileiros têm dificuldade para encontrar imóveis que se adequem aos diferentes momentos de sua vida, seja por questões profissionais ou pessoais, como o casamento e o nascimento dos filhos. Foi acompanhando essa transformação cultural e o novo comportamento do consumidor que nasceu a Tuim. Conhecida como a “Netflix do Móveis”, a startup oferece uma solução simples e inteligente de adquirir móveis, com total autonomia ao consumidor para escolher exatamente o que quer e pelo período que precisa. 

Segundo a CEO, nos últimos anos, o mundo entrou definitivamente em uma nova era do consumo, um fenômeno que vem sendo chamado de ‘o fim da propriedade’. “Pensamos cada vez mais no uso eficiente dos recursos, no sentido de menos desperdício, fazer mais com menos, isto é, o uso em vez da propriedade. A Tuim oferece um amplo e diversificado catálogo para que o consumidor não invista definitivamente nos móveis, mas sim use-o apenas pelo momento necessário. Isto proporciona o aumento da vida útil das mobílias, fomentando um consumo mais consciente”, complementa. 

Atualmente são mais de 10 mil itens, entre mobílias e artigos decorativos, além de um crescimento de mercado de 600% de 2020 para 2021. Além disso, a Tuim aposta em home staging – técnica que tem como objetivo transformar o imóvel, tornando-o mais atrativo e auxiliando proprietários e corretores a vender e alugar mais rápido e com o melhor preço. Com projeto iniciado em junho de 2021, a empresa triplicou o número de apartamentos mobiliados e decorados em menos de seis meses, e já atende grandes clientes, como a Loft. 

“Consumo consciente, flexibilidade e inovação é o que nos move. Por isso, idealizamos e lançamos também o TuimBox, o primeiro armário inteligente com utensílios e eletroportáteis do Brasil. O serviço já está disponível em condomínios e empreendimentos imobiliários com mais de 40 utensílios presentes no portfólio, como batedeira, forno elétrico para pizzas ou até mesmo furadeira, focados em atender necessidades temporárias. Com menos gastos, sem preocupação com manutenção ou depreciação do utensílio, a solução também proporciona ao cliente mais espaço para guardar em casa os itens que realmente são necessários diariamente”, conclui Pamela.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading