Quais são as tendências em vendas para 2023?

2022 está chegando na sua reta final e, com isso, muitas empresas já estão se reunindo para traçar quais serão as estratégias e o planejamento de 2023. Atentar-se às novas tendências, exigências e o novo perfil do consumidor são premissas básicas para desenhar os planos para o novo ciclo.
O atual consumidor está cada vez mais preocupado com questões sociais, ambientais e tecnológicas. Além disso, a transformação digital impactou diretamente a relação entre marca e consumidor. Pensando nisso, listamos abaixo algumas tendências e estratégias em vendas que devem ser debatidas e inseridas de acordo com cada modelo de negócio.
Social Commerce
Estar em contato direto com o cliente é uma das principais vantagens do social commerce, ainda mais quando as redes sociais são altamente influentes nas decisões de compra. Considerada o novo boca a boca do varejo, a conectividade social é a principal responsável por conquistar a maior parte do público do e-commerce. Com a expansão das redes sociais há o crescimento também dos objetivos de promover multifuncionalidades e oferecer mais serviços, a exemplo do TikTok, que oferece aos profissionais de marketing, ferramentas de compras que incluem links para compras ao vivo e galerias de produtos em anúncios e o Instagram, quarta maior rede social do mundo, lançou a função de Instagram Shop em 2021, possibilitando inúmeras ferramentas de anúncio e facilitando a experiência dos usuários. “Os canais de comunicação são peças fundamentais para o posicionamento de uma empresa no mercado, principalmente na conquista de novos clientes. Além disso, os consumidores estão mais conectados do que nunca. Em poucos cliques, eles realizam suas compras, solicitam suporte, se necessário, e na palma da mão acessam opções infinitas de produtos e serviços. Integrar as redes sociais à sua loja virtual se tornou indispensável, afinal, ela é capaz de transformar seguidores em consumidores e até mesmo viralizar a marca”, afirma Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce.
Marketing Digital
Criar uma identidade para a marca e estratégias a fim de atrair o público-alvo são alguns dos objetivos do marketing digital, que hoje, anda lado a lado com o setor de vendas “O contato digital entre as pessoas e os negócios deve ser intensificado a cada dia e assim, é imprescindível que tanto profissionais como empresas aproveitem do marketing digital para aumentarem a conexão com seu público. Se pensarmos no setor imobiliário, por exemplo, que sempre foi considerado muito tradicional, agora, os profissionais da área já utilizam o ambiente online e as redes sociais para se promoverem e aumentarem as vendas”, explica Jota Baptista, CMO e Sócio da Vivalisto, primeira proptech que oferece uma plataforma completa para corretores de imóveis e imobiliárias de nicho com o objetivo de empoderar os profissionais, fazendo com que sejam protagonistas no segmento imobiliário.
Metaverso
Nos últimos anos nossa interação e contato no mundo virtual se ramificou em muitas vertentes de necessidade. Com a pandemia do Covid-19, nos habituamos ao uso de tecnologias remotas para trabalhar, estudar e nos adaptar a um novo ambiente de interação 100% digital. Ao abordarmos o consumo, podemos mencionar o metaverso como o mais novo canal com as maiores possibilidades de engajamento nas vendas em ambiente digital, um local imersivo, totalmente em 3D e acessível para todos, sendo uma verdadeira tendência que reproduz as atividades humanas do cotidiano em um ambiente gamificado e super realista. “Com certeza o metaverso será uma das tecnologias em evidência em 2023 por proporcionar inúmeras possibilidades ao usuário, que recebe uma experiência imersiva, muito similar à vida real, porém com características únicas, como pagamento por NFT’s e criptomoedas, produtos exclusivos e dependente apenas de uma boa internet”, explica Paulo Melo, Gerente Sênior do MTH e de novos negócios no Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia.
Após a pandemia, as empresas tiveram que se reinventar para continuar comercializando os seus produtos e aumentar o lucro. Por isso, a estratégia de inside sales passou a ser muito utilizada, pois ele permite que os vendedores realizem o trabalho de forma remota podendo prospectar de qualquer lugar do mundo, com a ajuda da tecnologia. Uma das ferramentas usadas é o WhatsApp, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais imediatistas e os empresários devem criar estratégias para atender essa nova demanda e se aproximar delas. “Eles devem analisar o seu público-alvo e entender quais os seus principais anseios. Em um setor cada vez mais competitivo, as marcas que não atenderem os clientes de uma maneira mais rápida e eficiente, vão perder mercado. Por isso, sempre digo que o omnichannel veio para ficar e não existem mais canais independentes, é tudo uma coisa só”, afirma Fábio Oliveira, CEO da SalesFarm.
Gestão de vendas Data Driven
O conceito de Data Driven vem sendo aplicado gradativamente e de forma estratégica nos processos de vendas, porque todas as decisões tomadas são baseadas em dados e ela traz mais assertividade nos negócios. “Dessa forma, o uso de métricas e indicadores nas vendas com certeza será tendência no próximo ano. Para tanto, é preciso levar em consideração a quantidades de leads, atividades realizadas e a taxa de conversão, pois só com essas informações será possível identificar possíveis falhas e pontos fracos da área de vendas para resolver o quanto antes”, afirma Thiago Concer, mentor e um dos sócios de Sales Clube.