Captable: Como evitar problemas na hora da saída do investidor?

.
São Paulo, outubro de 2022 – Captable é um termo muito conhecido no mercado de investimentos, e tão importante que pode definir o futuro de uma startup. Isso porque, um captable saudável protege o equity da startup, mas um captable ruim, pode atrapalhar a startup em futuras rodadas de investimento, e será um problema, principalmente na hora da saída do investidor anjo.
Administrar a participação de uma startup pode se tornar complexo ao longo do tempo para novas rodadas de investimento e para a entrada de possíveis sócios. E um captable ruim é um dos motivos que mais afasta investidores depois de analisar o modelo de negócio de uma startup.
Segundo Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, captable basicamente é a descrição da participação em porcentagem de cada um dos sócios, dentro de uma startup. “Por exemplo, se uma startup tem um investidor anjo com 10% e tiver dois fundadores, cada um dos fundadores terão 45% da empresa”, completou o fundador da maior plataforma de investimentos-anjo do país que atua na formação e liderança de pool de investidores.
Captable Saudável – Uma startup ter um captable saudável significa que dentro da sua composição acionária, estão apenas aquelas pessoas ou instituições que entregam valor no longo prazo. Isso faz com que os fundadores mantenham-se comprometidos e motivados com o sucesso da startup.
Pessoas que entregam valor – Na jornada de uma startup, o fundador é quem fica até o final, independente do que está acontecendo, junto com o time que estava desde o começo, que são as pessoas que entregam valor ao negócio.
A participação dos fundadores – Outro ponto importante para um captable saudável, é que os empreendedores precisam deter uma grande participação na startup ao longo do tempo. “Quando tudo começa a dar errado, na hora dos desafios profissionais ou problemas pessoais, o que vai segurar os fundadores comprometidos e focados no longo prazo é a quantidade de participação que ele tem da startup. Qualquer coisa que sinalize que os fundadores têm uma participação muito pequena na startup é sinal vermelho para um captable”, completou Amure.
Tabela ideal de porcentagem – Quando um investidor vai conversar com um empreendedor e avaliar o negócio para um possível investimento, é normal que ele avalie a configuração do captable. O ideal é que o captable do fundador/fundadores se mantenha nessa proporção:
- 90% a 95% de participação antes de captar investimentos
- 80% a 85% de participação depois de receber investimento anjo
- Acima de 70% de participação após rodada Seed
- Mais do que 50% de participação após rodada Series A
Um Captable Ruim
A jornada de uma startup é longa, e portanto, o empreendedor deve tomar cuidado para manter apenas pessoas que estão envolvidas e podem contribuir para o negócio como os sócios, sem distribuir porcentagens da empresa para qualquer pessoa. “Os fundadores não podem sair destruindo parte do seu negócio desenfreadamente para quem contribui com a empresa logo de cara, isso prejudica na jornada de saída”, conta Pinho.
O advisor ou mentor de uma startup deve ter no máximo 3% de participação na startup. Mais do que isso, pode gerar problemas futuros entre o time de fundadores. “No início da startup, a divisão societária é fácil, mas não podemos esquecer que a jornada de saída para uma startup leva em torno de 4 a 5 anos. E a pessoa que no início recebe 30% do negócio, mas que não continua na startup, vai pesar na conta dessa startup, nas divisões lá na frente”, finaliza.
Sobre Investidores.vc:
Investidores.vc é uma plataforma de investimento anjo que atua em três principais frentes: Educação e Formação de novos investidores anjo para o mercado de startups, Liderança no Pool de Investidores, realizando rodadas junto ao investidores formados e com Tecnologia, através de sua plataforma própria que auxilia na gestão da jornada de captação – transformando de forma simples e prática a relação entre investidores e empreendedores, sobre tudo o que precisa ser feito antes, durante e depois de um investimento anjo. Idealizado, em 2019, por Amure Pinho, empreendedor há mais de 20 anos no mercado e investidor em mais de 43 startups, o Investidores.vc já conta hoje com um pool de mais de 300 membros, mais de R$8 milhões captados e 7 exits realizados.