Gerdau Next Ventures e Randon Ventures selecionam cinco startups em seu batch de aceleração focado em logtechs

A Gerdau Next Ventures, fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, selecionou cinco startups em seu terceiro batch de aceleração. Ao todo, foram 325 negócios mapeados, 211 inscritos no programa e 50 entrevistas realizadas com os empreendedores.

Desta vez, o tema da iniciativa foi logtechs, um dos três clusters de atuação da Gerdau Next, e buscou por soluções inovadoras e oportunidades de negócios no setor de logística e supply chain. O batch foi organizado pela Gerdau Next Ventures em parceria com a Randon Ventures, iniciativa das Empresas Randon destinada para investimentos em startups, e contou com o apoio da Liga Ventures, rede de inovação aberta que conecta empresas e startups gerando negócios e transformando pessoas.

“O empreendedorismo e a inovação aberta são pilares da estratégia de negócios da Gerdau Next”, diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau e líder da Gerdau Next. “Buscamos impulsionar segmentos e serviços fundamentais para o setor de logística, como gerenciamento de estoques e armazéns, fidelização, gestão de frotas, last mile e logística reversa, como exemplos. Esperamos que as startups selecionadas nos ajudem a aumentar a eficiência e produtividade do segmento, contribuindo para a solução de grandes desafios da sociedade.”

Agora, as logtechs escolhidas passarão por um período de aceleração de quatro meses, no qual contarão com mentorias da Gerdau e Randon e acesso ao time de especialistas da Liga Ventures. A ideia é que sejam gerados novos modelos de negócios entre as startups e as duas companhias, seja por meio de investimentos ou parcerias estratégicas.

“Nosso propósito na parceria é poder contribuir com o desenvolvimento dos projetos selecionados, colocando à disposição nossa rede de mentores, conhecimentos, o que certamente vai potencializar as soluções escolhidas no Batch em parceria com a Gerdau”, destaca o diretor da Randon Ventures, Mateus de Abreu.

“O setor de logística tem crescido de forma significativa nos últimos anos, mas ainda há muito espaço para inovação. Temos certeza de que a parceria com as logtechs renderá ótimos resultados, que ajudem não apenas a solucionar os desafios internos da Gerdau e da Randon, como também todo o ecossistema de inovação”, observa Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.

Conheça as startups selecionadas:

Automni (solução focada em automatização de processos intra logísticos que são repetitivos e degradantes, como: picking de paletes, expedição de paletes, picking de caixas e inventário de paletes)

Diesel Bank (banco digital personalizado para as necessidades de caminhoneiros e empresas de logística. Conta digital, cashback no diesel e antecipação de recebíveis)

Flowls (plataforma para Gestão Inteligente da Cadeia de Suprimentos que conecta os diversos atores com uma ferramenta poderosa para lidar com os fluxos logísticos com menos esforço e maior desempenho)

– Gasola (solução focada na conexão de empresas que possuem frota com postos de combustível, gerando descontos para transportadoras e maior margem para postos)

– Green Plat (startup brasileira de software SaaS para gestão ambiental, responsável por fazer o controle e a rastreabilidade em blockchain de cadeias produtivas para empresas e governos)

Sobre a Liga Ventures

A Liga Ventures é a maior rede de inovação da América Latina com o propósito de gerar resultados e impacto, conectando as melhores startups às empresas e a todo ecossistema empreendedor. Criada em 2015, é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de mais de 32 mil startups, mais de 400 startups aceleradas e mais de 500 projetos realizados entre essas e grandes corporações.

Sobre a Gerdau 

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). 

Sobre a Gerdau Next Ventures

A Gerdau Next Ventures é o fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, que tem como missão diversificar o portfólio da multinacional brasileira com negócios adjacentes ao aço. O fundo tem como objetivo incentivar o encontro da maior produtora brasileira de aço com o futuro, identificando tendências disruptivas no mercado e empreendendo em novos segmentos com o foco na sustentabilidade do nosso negócio e do mundo. A empresa acelera e investe em startups com alto potencial de crescimento e conexão estratégica com as verticais de construção, mobilidade e sustentabilidade, buscando parcerias vencedoras para transformar negócios e sociedade.

Sobre a Randon Ventures

Unidade de investimento em startups das Empresas Randon, foi criada em 2020 com o objetivo de potencializar startups que já estejam em um estágio mais avançado, isto é, que tenham um produto pronto. A empresa busca investir em parceiros com atuação em soluções para problemas reais do mercado, que tenham sinergia com os negócios das Empresas Randon, como fintechs, insurtechs, autotechs, logtechs, deeptechs e indústria 4.0. Startups interessadas no apoio da Randon Ventures podem acessar: https://randon.ventures/.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading