Novos tempos pedem pelo crescimento sustentável dos negócios

Em um cenário de rápidas transformações, como o vivido atualmente, as companhias estão enfrentando novos conjuntos de desafios. A era digital mudou a maneira como as pessoas consomem e interagem com produtos e serviços, criando uma necessidade de adaptação e evolução por parte das empresas para se manterem competitivas e atualizadas. No entanto, à medida que essas organizações navegam por esse novo cenário, fica clara a importância de priorizar a saúde e a sustentabilidade dos negócios para conseguir ter sucesso a longo prazo.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 78,4% das empresas brasileiras já adotaram a agenda ESG, e para 70% delas o maior impacto dessa ação tem sido em sua reputação e imagem perante a sociedade.

Um dos fatores fundamentais para garantir o crescimento saudável é focar na criação de uma forte cultura empresarial. Essa iniciativa tem um enorme potencial de ajudar a instituição a atrair e reter os melhores talentos e promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os times.

Mas, para alcançar isso, é importante que as companhias priorizem o bem-estar físico e mental dos colaboradores, oferecendo salários e benefícios competitivos, regime de trabalho flexível, oportunidades de desenvolvimento de carreira e se mantendo atentas para as novas demandas que surgem com o passar do tempo.

Outro ponto essencial para promover o desenvolvimento sustentável dos negócios é manter uma agenda voltada para a inovação e criatividade, que inclui um foco especial em automação de processos repetitivos; implementação de uma cultura de testes e experimentações; intelligence continuous (maneira de interpretar dados de forma contínua, descobrindo padrões e aprendendo o que é valioso nesses dados), mapeamento e entendimento da maturidade cultural e digital; estrutura organizacional, e identificação e remoção de atritos e fricções na jornada do cliente.

Nesse cenário, a sustentabilidade e responsabilidade social também possuem um papel importante. Os consumidores estão muito mais conscientes sobre o impacto que suas escolhas têm no meio ambiente e na sociedade, e, por isso, buscam cada vez mais por empresas que compartilhem seus valores. 

Por fim, as instituições precisam permanecer ágeis e adaptáveis ​​para transitar nesse contexto de mudanças velozes da era digital, o que significa investir em análise e gestão de dados para se manter atualizado com as últimas tendências e estar disposto a mudar e ajustar as estratégias conforme necessário, e em hiper automação e hiper personalização, para conseguirem entregar cada vez melhores soluções para os clientes.

Os novos tempos exigem que as empresas favoreçam o crescimento sustentável para de fato evoluírem e alcançarem outros patamares no mercado, e apenas ao se manterem flexíveis e com a mente aberta é que elas podem se posicionar para o sucesso mesmo diante das incertezas e crises que certamente virão.

Mateus Magno

CEO da Sambatech e Samba Digital, é especialista em metaverso, 5G, ensino à distância, edtechs, transformação digital, treinamentos online, RH, empreendedorismo, startups e inovação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading