Ibrawork realiza primeira fase do Demoday para startups apresentarem soluções para o Mercadão de São Paulo

Evento foi realizado na sede do Ibrawork com a intenção descobrir se os serviços apresentados pelos empreendedores podem contribuir com o Mercado Municipal

No dia 28 de setembro, o Ibrawork, hub especializado em inovação e que desenha programas personalizados de inovação aberta, realizou a primeira parte do Demoday do Mercadão For Startup, evento que tem por premissa indicar soluções tecnológicas para revitalização do centro de São Paulo por meio da atuação no Mercado Municipal de São Paulo e do Mercado Kinjo Yamato.

Oito das 16 startups pré-selecionadas tiveram quatro minutos para apresentar suas iniciativas e explicar de que maneira poderiam ajudar na revitalização da região. As empresas Fazendinha em Casa, Fuse ioT, Prolojas, Saveadd, Valeti, Varejocloud, Você Investi e Xekin apresentaram seus pitches para a banca avaliadora composta por Thomas Law, fundador do Ibrawork e Presidente do Ibrachina; Tania Gomes, Head de Inovação do Ibrawork; Ana Law, Diretora Financeira do Ibrachina e do Ibrawork; Julia Ferreira, Analista de Relações Internacionais do Ibrachina; Aldo Bonametti, Presidente do Conselho de Administração do Mercado SP SPE SA; e Luiz Nelson Araújo, que também faz parte do Conselho.

O evento começou com Claudia Ligório apresentando a Fazendinha em Casa, um marketplace que conecta produtores de alimentos artesanais, locais e agroecológicos com o consumidor final. Além da comercialização, a tecnologia envolve também toda a logística com entrega via parceiros. A startup tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar através de um mercado online de produtos, contribuindo com a dificuldade que os produtores têm de estar no setor do varejo.

Em seguida, Murilo Silva apresentou a Fuse ioT, empresa que utiliza a Internet das Coisas para oferecer soluções de gestão e disponibilização de dados inteligentes. A intenção do empreendedor é melhorar a eficiência energética do Mercadão, com entrega de soluções completas para combater o desperdício de energia elétrica e a toda falha no fornecimento por meio de uma inteligência artificial, que traz um resumo do desperdício, aumento da produtividade e registro das medições.

Logo após, Cauane Capasso subiu ao palco para mostrar a ProLojas para a bancada, uma plataforma de e-commerce que utiliza tecnologia e integração, via API, para gerenciamento de lojas e vendas on-line. O objetivo da startup é tirar a limitação territorial, colocando o Mercadão na internet e dentro das casas das pessoas ao torná-lo um marketplace. Trata-se de um modelo de negócio gratuito para os lojistas, sem precisar gastar com funcionários e que controla todo o pagamento e envio de produtos por motoboy e parceiros com transportes monitorados

Continuando as apresentações, Salvador Iglesias Ramalho trouxe a solução da Saveadd, que consiste em um WebApp integrável e seguro que aprimora o gerenciamento estratégico de estoque, para dar vazão a produtos parados, prevenindo perdas e melhorando o CMV. Trata-se de uma plataforma para combater o desperdício de alimentos com o objetivo de reduzir os custos de compras dos lojistas. 

Dando continuidade ao evento, foi a vez do Daniel Mattar apresentar a Valeti, startup que oferece um aplicativo para gerenciamento de estacionamentos, permitindo que o usuário garanta sua vaga antes de chegar ao local, realize pagamentos e tenha mais segurança na hora de estacionar com as melhores tarifas. Trata-se de uma plataforma de gestão e conexão entre estacionamentos e motoristas com mais de 1.400 estabelecimentos plugados na plataforma até o momento. O objetivo da Valeti é mudar a experiência dos clientes e dos lojistas de estacionar na região, além de oferecer métodos de fidelidade e cashback para todos.

Em sequência, Mauricio Hartmann apresentou a VarejoCloud, solução em nuvem que permite que os lojistas controlem estoque, fluxo de caixa, financeiro, compras e cupom fiscal, além de acompanhamento de vendas, tudo pelo celular. Tem como objetivo participar da transformação digital do Mercadão ao gerar redução de custos e aumento de receita dos lojistas, além de trazer jornadas mais evoluídas para os cliente

Depois disso, foi a vez da Você Invest, uma startup acelerada pela Ibrawork. Letícia Nunes Borges apresentou sua solução, um Chatbot White Label personalizado para empresas que automatiza o contato direto com o consumidor por meio da utilização de inteligência artificial. A empresa tem o objetivo de entregar chatbot personalizado para as pessoas que passam pelo Mercadão trazendo mais tecnologia para comunicação entre a concessionária e os clientes

Finalizando o primeiro dia de pitches, Glaicon de Souza, da Xekin, falou sobre sua solução, que oferece gerenciamento de planos digitais de fidelidade, aprimorando o relacionamento com o cliente e claro, fidelizando esse usuário. “O primeiro dia de Demoday foi extremamente positivo e as soluções já estão estão sendo analisadas pela banca avaliadora. Em breve, outras oito startups se apresentarão na sede da Ibrawork e estamos com ótimas expectativas”, finaliza Tania Gomes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Banco de Fontes & Conteúdos

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading