Cultura de speak up: Conheça o novo método que vai transformar o ambiente de trabalho corporativo

Estratégia de governança corporativa promete tornar empresas mais acolhedoras para as dores de seus colaboradores

Muitos colaboradores já enfrentaram o medo de expor suas ideias e serem mal interpretados pelos colegas de trabalho e superiores. Segundo pesquisa da Pulses, plataforma de soluções de clima organizacional, 40% dos entrevistados apontaram que não sentem que podem trazer questões para serem debatidas dentro do ambiente corporativo.

Dessa forma, surge o questionamento: como tornar o ambiente de trabalho um local mais acolhedor e seguro para os seus funcionários se expressarem? Uma nova tendência promete mudar este cenário. A cultura do speak up que é pouco conhecida no Brasil, mas chegou através do e-book Background check como mecanismo de promoção à cultura de speak up, produzido pela upLexis em parceria com as especialistas Catarina Rattes e Thaís Pinheiro.

Basicamente, essa abordagem vem para trazer segurança para que os colaboradores manifestem livremente as suas preocupações e ideias. Por meio dela, os trabalhadores podem passar a cultivar um sentimento de pertencimento à empresa.

Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, empresa de tecnologia que estrutura informações de big data para projetos de compliance, regulamentação e serviços de inteligência, comenta que a adoção de políticas de acolhimento permite que ideias inovadoras venham à tona. “A cultura do speak up é imprescindível para trazer mais conforto no ambiente de trabalho, isso sem dúvidas. No entanto, essa não é a única consequência de sua implementação. Quando o colaborador se sente à vontade para se expressar, a empresa não perde boas ideias que vêm de onde o trabalho acontece”, analisa Tardelli.

O CEO separou algumas dicas importantes para aqueles que desejam promover culturas como a speak up nas suas empresas: 

1) Promova treinamentos para a equipe: não é raro ouvir relatos de pessoas que chegaram em uma nova empresa e se sentiram receosos em apresentar novas ideias por medo de estarem chegando com “muita sede ao pote”. Para eliminar essas situações, seria primordial implementar treinamentos específicos para que toda a equipe possa se conscientizar sobre a importância da abertura ao diálogo, receptividade e integridade com os colegas de trabalho.

2) Adote uma política de proteção contra retaliação: quando se fala sobre speak up não se pode esquecer de um ambiente psicologicamente seguro para os colaboradores. Afinal, todo mundo busca trabalhar em um lugar onde se sinta à vontade para expor suas ideias sem receber qualquer tipo de retaliações, sejam elas profissionais ou até pessoais.

3) Aplique ações de investigação e follow up: todo colaborador almeja não só ser ouvido, como também ter um impacto positivo nas mudanças da empresa. Por isso, é importante abrir um espaço para que o seu funcionário possa denunciar possíveis práticas ilícitas que estejam acontecendo dentro da companhia e ainda garantir que haja uma investigação aprofundada sobre o relato. Após a devida apuração, é importante dar ao colaborador um feedback sobre os impactos do seu depoimento dentro da companhia.

4) O exemplo precisa vir de cima: não só a liderança, como também toda a gerência precisa estar apta a receber os feedbacks dos colaboradores de forma respeitosa, que possibilite o início de um diálogo aberto e franco entre todas as partes da companhia. Afinal, para estimular a cultura da empresa entre os seus funcionários, o exemplo não pode vir apenas de cima. 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.